Mais de 20 concelhos de cinco distritos em perigo máximo de incêndio

Vinte e três concelhos Dos distritos de Faro, Castelo Branco, Guarda, Portalegre e Santarém apresentam hoje um perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Mais de 20 concelhos de cinco distritos em perigo máximo de incêndio

O IPMA colocou também mais de 70 concelhos dos distritos de Faro, Beja, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Leiria, Lisboa, Coimbra, Viseu, Guarda, Vila Real e Bragança em perigo muito elevado de incêndio. Outros concelhos de todos os distritos do continente, exceto Viana do Castelo, estão hoje em perigo elevado de incêndio.

Para ler depois
Semana começa com temperaturas próximas dos 40º em algumas regiões

Face às condições meteorológicas, o perigo de incêndio vai manter-se elevado pelo menos até sexta-feira. Este risco, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Desde o início do ano, as 4.520 ocorrências de fogo já afetaram 9.823 hectares de espaços rurais. O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente limpo, vento fraco a moderado de noroeste, soprando por vezes forte no litoral oeste a sul do Cabo Carvoeiro e nas terras altas a partir da tarde, e subida de temperatura, em especial da máxima no interior.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 11 graus Celsius (em Braga) e os 22 (em Faro) e as máximas entre os 24 (em Aveiro) e os 38 (em Évora e Castelo Branco).

Impala Instagram


RELACIONADOS