Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS 24 atendeu mais de 280 mil chamadas em quatro anos

A Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS 24 atendeu em quatro anos mais de 280 mil chamadas e mais de 19 mil foram realizadas por profissionais de saúde, segundo dados dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.

Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS 24 atendeu mais de 280 mil chamadas em quatro anos

Numa nota hoje divulgada, os SPMS explicam que este serviço de aconselhamento psicológico, lançado a 01 de abril de 2020, durante a fase inicial da pandemia de covid-19, “tem desempenhado um papel fundamental na prestação de apoio emocional e psicológico em todo o país”.

O número de utentes atendidos na Linha de Aconselhamento Psicológico (LAP) do SNS 24 tem aumentado todos os anos, passando das 50 mil chamadas, em 2020, para 64.500, em 2023.

No primeiro trimestre deste ano já foram recebidas mais de 15 mil chamadas de utentes.

Em 2022, este serviço passou também a estar disponível em inglês, tendo atendido 4.885 chamadas nesta língua.

A LAP foi lançada através de um trabalho conjunto entre os SPMS e a Ordem dos Psicólogos Portugueses e tem sido “um exemplo de cooperação”, fornecendo uma “resposta imediata” às necessidades urgentes de acompanhamento psicológico da população, acrescenta o comunicado.

O atendimento é realizado exclusivamente por psicólogos, que lidam com uma variedade de questões, como sintomas associados à ansiedade, agravamento de psicopatologia prévia e crises emergentes.

Os SPMS destacam que, nestes últimos casos, a linha “desempenha um papel essencial na identificação e encaminhamento de situações que representam perigo para o próprio utente ou para terceiros, transferindo a chamada para o INEM, que assegura o acionamento dos meios de socorro necessários”.

Por outro lado, acrescentam, o psicólogo pode também identificar a necessidade de encaminhamento para o serviço de Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento do SNS 24, “se considerar que a situação não ficou resolvida com o aconselhamento psicológico ou caso o utente apresente outro tipo de sintomatologia”.

Esta resposta de proximidade em saúde mental está disponível todos os dias do ano.

SO // SB

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS