Líder do PCP diz que dedicação plena dos médicos é ilusão e continuará saída para privados

O secretário-geral do PCP disse hoje ser necessário “quebrar o desmantelamento” do Serviço Nacional de Saúde e que o regime de dedicação plena dos médicos é uma ilusão e estes continuarão a sair para privado sem melhores condições de trabalho.

Líder do PCP diz que dedicação plena dos médicos é ilusão e continuará saída para privados

Paulo Raimundo marcou hoje presença na marcha em defesa pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS) organizada pela CGTP em Lisboa.

Em declarações aos jornalistas, o líder do PCP considerou urgente “quebrar este processo de desmantelamento do SNS”, condenando o objetivo que é “transferir para o setor privado parte fundamental das valências, dos serviços que o SNS presta”.

Questionado sobre o regime de dedicação plena dos médicos aprovado pelo Governo esta semana, que implica aumento salarial a quem adira, Paulo Raimundo disse entender como “um esforço para iludir e criar condições para que se mantenha o movimento do público para o privado”.

Para o líder do PCP, se o Governo quisesse efetivamente reforçar aprovaria a proposta Comunista de majoraçao de 50% da remuneração base para profissionais de saúde que tenham dedicação exclusiva ao SNS.

O dirigente comunista considerou ainda que condições financeiras são importantes, mas que para fixar profissinais também há outros temas importantes, como o “respeito pelos profissinais e a valorização das carreiras”, além de dar “condições para trabalhar”.

“O ministro da saúde sabe bem que o que avançou são soubdbytes e propaganda”, vincou.

Paulo Raimundo disse que, do orçamento anual dedicado à saúde, 6.000 milhões de euros são entregues aos privados (por exemplo, em exames, análises, cheques para cirurgia), considerando isso um “escândalo” e que é preciso “investir esses 6.000 milhões de euros no setor público” para que o SNS assegure a toda a população os serviços de saúde que esta necessita.

IM // PDF

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS