Joe Berardo com benefícios fiscais de milhares de euros

A Fundação Berardo beneficiou de descontos nos impostos no valor de 6.573 euros, atribuídos ao IMI.

Joe Berardo com benefícios fiscais de milhares de euros

A Fundação Berardo beneficiou, no ano passado, de descontos nos impostos no valor de 6.573 euros, atribuídos ao Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI). O valor consta da listagem recentemente revelada pela Autoridade Tributária (AT), onde se constata que do universo de 52 mil entidades, 235 conseguiram aceder a benefícios acima de um milhão de euros, revela o Correio da Manhã. A Fundação Centro Cultural de Belém, que alberga parte da coleção Berardo, teve direito a mais de 2,7 milhões de euros em benefícios fiscais.

Joe Berardo foi detido em junho no âmbito da investigação aos empréstimos ruinosos da Caixa Geral de Depósitos (CGD), indiciado por crimes que terão lesado o banco público em mais de 400 milhões. Em julho, o comendador pagou uma caução de cinco milhões de euros para escapar à prisão preventiva. A Fundação Berardo também foi constituída arguida.

Clubes de futebol também tiveram direito

Mas as empresas que mais beneficiam dos benefícios estão no setor da energia. Por exemplo, a Galp beneficiou de cerca de 29 milhões de euros, um número conhecido após a polémica com António Costa. Durante a campanha eleitoral para as autárquicas, o primeiro-ministro criticou a atuação da Galp Energia no encerramento da refinaria de Matosinhos, que levou ao despedimento de cerca de 500 pessoas. Já a EDP teve direito a mais de 77 milhões de euros em 2020.

Por outro lado, a Casa de Bragança, onde Marcelo tem lugar vitalício no conselho administrativo, acedeu a 441 mil euros em benefícios, enquanto a Fundação Benfica teve cerca de 40 mil euros. No caso dos clubes é o Lusitano Futebol Clube a liderar a lista (61.103 euros), de acordo com o mesmo jornal. Segue-se o Futebol Clube do Porto (57.386 euros). Já o Sporting Clube de Portugal teve direito a 20.955 euros e o Sport Lisboa e Benfica Futebol SAD a 10.078 euros.

LEIA AINDA
Três políticos portugueses identificados em investigação sobre paraísos fiscais

Impala Instagram


RELACIONADOS