Japão e China discutiram libertação de água tratada da central de Fukushima

Peritos do Japão e da China realizaram no sábado o primeiro diálogo público entre os dois países, na cidade chinesa de Dalian, para discutir o impacto da controversa libertação de água tratada da central nuclear japonesa de Fukushima.

Japão e China discutiram libertação de água tratada da central de Fukushima

O desastre nuclear da central japonesa de Fukushima Daiichi, desencadeado pelo devastador terramoto e tsunami de março de 2011, representa o mais grave acidente nuclear do século XXI até à data.

A decisão do Governo japonês de começar a libertar a água radioativa armazenada no seu interior, uma decisão aprovada pela Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), gerou um debate científico e público, dado o seu potencial para causar danos ambientais durante décadas.

O Governo japonês iniciou a quarta descarga de água tratada no mar no passado dia 18 e a próxima descarga está prevista para o próximo mês de abril, segundo a Tokyo Electric Power Company (TEPCO), que gere a central.

Na última descarga foram descarregadas cerca de 7.800 toneladas, uma quantidade semelhante à das descargas anteriores.

Durante as conversações de Dalian, os peritos japoneses tentaram persuadir os seus homólogos chineses de que estas descargas são seguras, a fim de convencer as autoridades de Pequim a levantar a proibição de importação de todos os produtos do mar provenientes do Japão.

Segundo a agência noticiosa oficial japonesa Kiodo, a representação japonesa contou com a presença de funcionários dos Ministérios dos Negócios Estrangeiros, da Economia, do Comércio e da Indústria, bem como de delegados do operador da central, a TEPCO, e da Autoridade Reguladora Nuclear do Japão, que “trocaram pontos de vista” com peritos de agências de investigação chinesas.

RCS // MLL

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS