IPMA prevê bom tempo na passagem de ano nos Açores

O céu no arquipélago dos Açores deverá apresentar-se com boas abertas na passagem de ano e não está prevista a ocorrência de chuva, indicou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

IPMA prevê bom tempo na passagem de ano nos Açores

“Nos dias 30 e 31 de dezembro [sábado e domingo], o arquipélago estará sobre influência de um centro de altas pressões. Sendo assim, não se prevê precipitação e o céu deverá apresentar-se com boas abertas”, refere o IPMA em comunicado, adiantando que o vento soprará de oeste fraco a bonançoso (05/20 km/hora).

Já no dia 01 de janeiro, segunda-feira, o IPMA prevê a ocorrência de chuva, geralmente fraca, em todas as ilhas, devido à aproximação e passagem de uma superfície frontal fria, com fraca atividade.

Nesse dia, o vento soprará de sudoeste, fresco a muito fresco (30/50 km/horas) com rajadas até 70 km/horas nas ilhas do grupo ocidental (Corvo e Flores) e moderado a fresco (20/40 km/horas) com rajadas até 55 km/horas nos grupos Central (Graciosa, Terceira, São Jorge, Pico e Faial) e Oriental (São Miguel e Santa Maria), rodando para oeste à noite com a passagem da superfície frontal fria.

De acordo com a previsão do IPMA, na terça-feira, dia 02 de janeiro, o arquipélago dos Açores encontrar-se-á numa situação pós-frontal pelo que o céu deverá apresentar-se com boas abertas e com ocorrência de aguaceiros fracos.

O vento irá soprar de oeste moderado a fresco (20/40 km/hora) com rajadas até 55 km/hora, tornando-se bonançoso a moderado (10/30 km/hora).

“Quanto à ondulação, esperam-se ondas de norte/noroeste entre 2 a 4 metros, passando temporariamente a oeste/sudoeste no dia 01 de janeiro, diminuindo para 2 a 3 metros no Grupo Oriental”, lê-se no comunicado.

No período entre hoje e terça-feira, a temperatura do ar nos Açores deverá registar mínimas de 11/13ºC e máximas entre os 17 e 19ºC.

DC // VAM

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS