IPMA eleva para 10 os distritos sob aviso laranja devido à agitação marítima

O IPMA tinha colocado sob aviso laranja os distritos do Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga. Hoje, estendeu o aviso a Faro, Setúbal e Beja devido à previsão de agitação marítima forte, com ondas que podem atingir os 12 metros.

IPMA eleva para 10 os distritos sob aviso laranja devido à agitação marítima

Lisboa, 26 mar 2024 (Lusa) — O IPMA elevou de sete para 10 os distritos do continente que vão estar hoje sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima forte, com ondas que podem atingir os 12 metros.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) tinha colocado anteriormente sob aviso laranja os distritos do Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga.

Hoje, o instituto estendeu o aviso laranja aos distritos de Faro, Setúbal e Beja por causa do estado do mar.

Estes 10 distritos vão estar sob aviso laranja entre as 15:00 de hoje e as 09:00 de quarta-feira, voltando depois a estar sob aviso laranja entre as 03:00 de quinta-feira e as 00:00 de sexta-feira.

A Costa Norte da ilha da Madeira e o Porto também vão estar sob aviso amarelo entre as 03:00 e as 09:00 de hoje e entre as 06:00 e as 19:00 de quinta-feira por causa da agitação marítima.

O IPMA colocou ainda os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Faro, Vila Real, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar sob aviso amarelo entre as 12:00 e as 18:00 de quarta-feira devido à previsão de vento forte de sudoeste, com rajadas até 85 quilómetros por hora.

Os distritos de Viseu, Guarda, Santarém, Lisboa, Leiria, Castelo Branco e Coimbra também vão estar sob aviso amarelo entre as 09:00 e as 18:00 de quarta-feira por causa da chuva persistente, por vezes forte.

O IPMA emitiu ainda aviso amarelo para os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Leiria, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Braga devido à previsão de queda de neve acima de 600/800 metros, com acumulação acima de 800/1000 metros entre as 09:00 de hoje e as 09:00 de quarta-feira.

O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe “situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O agravamento das condições meteorológicas nos próximos dias, com chuva e vento forte, agitação marítima e queda de neve, levou a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) a alertar a população para medidas preventivas.

A ANEPC alerta que é expectável piso rodoviário escorregadio, devido à acumulação de gelo, neve e formação de lençóis de água, bem como queda de neve em áreas e altitudes “onde habitualmente não se verifica”.

Em comunicado, a proteção alertou igualmente para possíveis inundações “nos locais historicamente mais vulneráveis” e em zonas urbanas e recomendou à população medidas preventivas.

Também a Autoridade Marítima Nacional (AMN) e a Marinha alertaram na segunda-feira para o agravamento das condições meteorológicas e de agitação marítima para Portugal continental e para a Madeira.

As duas entidades pedem à população em geral que não passeie ou faça atividades junto ao mar, e que evite o acesso e permanência junto às falésias e zonas de arriba.

DD // SB

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS