IPMA coloca arquipélago da Madeira sob aviso amarelo para vento a partir das 12:00

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera emitiu aviso amarelo para vento forte em todo o arquipélago da Madeira, que vai estar em vigor entre as 12:00 e as 18:00 de hoje.

IPMA coloca arquipélago da Madeira sob aviso amarelo para vento a partir das 12:00

O aviso abrange a costa sul e a costa norte da ilha da Madeira, bem como as zonas montanhosas e a ilha do Porto Santo.

Na terminologia do IPMA, o aviso amarelo é o segundo menos grave numa escala de três e significa “situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica”.

A Capitania do Porto do Funchal também emitiu avisos para vento e agitação marítima fortes, em vigor até às 06:00 de sábado.

“Recomenda-se a toda a comunidade marítima e à população em geral para os cuidados a ter, tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar ou em zonas costeiras”, refere a autoridade em comunicado.

A capitania alerta para a importância de reforçar a amarração e manter uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas e, por outro lado, evitar passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima, como os molhes de proteção dos portos, arribas ou praias, evitando ser surpreendido por uma onda.

Outra das recomendações é para evitar a atividade da pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas.

“Nestas condições, o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras”, alerta.

DC // ROC

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS