Imagens de satélite mostram danos em um terço das estruturas de Gaza

Mais de 69 mil estruturas na Faixa de Gaza, ou 30% do total, sofreram vários graus de danos no conflito em curso com Israel, informou hoje a ONU, com base na análise de imagens de satélite de alta resolução.

Imagens de satélite mostram danos em um terço das estruturas de Gaza

Mais de 22.000 estruturas foram destruídas, 14.000 estão gravemente danificadas e cerca de 33.000 estão moderadamente danificadas, disse o Centro de Satélites da ONU (UNOSAT), com base em imagens recolhidas a 06 e 07 de janeiro.

Os bairros da cidade de Gaza (centro da Faixa de Gaza) e de Khan Yunis (sul), palco de violentos combates entre as tropas israelitas e os milicianos dos grupos jihadistas palestinianos Hamas e Jihad Islâmica, foram os que sofreram mais danos.

Os dados indicam também danos em mais de 93.000 casas de família, declarou a UNOSAT, sublinhando que todos estes dados “mostram o nível generalizado de destruição e a necessidade urgente de apoio à população”.

A guerra entre Israel e o Hamas eclodiu a 07 de outubro, quando comandos do Hamas infiltrados a partir de Gaza levaram a cabo um ataque sem precedentes em solo israelita, matando mais de 1.160 pessoas, na sua maioria civis, segundo uma nova contagem da agência noticiosa France-Presse (AFP), com base em dados oficiais israelitas.

Em resposta, Israel prometeu “aniquilar” o Hamas, no poder em Gaza desde 2007, e lançou uma ofensiva militar que causou mais de 27.000 mortos, a grande maioria civis, segundo o Ministério da Saúde do movimento.

 

JSD // MDR

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS