Grupos Ocidental e Central dos Açores com aviso laranja de agitação marítima

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou hoje sob aviso laranja, a partir de sexta-feira, as ilhas dos grupos Ocidental e Central dos Açores devido às previsões de agitação marítima.

Grupos Ocidental e Central dos Açores com aviso laranja de agitação marítima

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou hoje sob aviso laranja, a partir de sexta-feira, as ilhas dos grupos Ocidental e Central dos Açores devido às previsões de agitação marítima. De acordo com avisos meteorológicos do IPMA, o grupo Ocidental (Flores e Corvo) vai estar sob aviso laranja entre as 06:00 de sexta-feira e as 12:00 de sábado, devido a agitação marítima, com ondas de Noroeste (NW), passando a Norte (N).

Para o grupo Central (Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa e Faial) o aviso laranja de agitação marítima é válido entre as 12:00 de sexta-feira e as 12:00 de sábado, com ondas de Noroeste (NW), passando a Norte (N).

Aquelas cinco ilhas do grupo Central já estavam sob aviso amarelo, por causa da precipitação, por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada, até às 21:00 de sexta-feira. O IPMA emitiu ainda aviso amarelo para o grupo Central por causa do vento entre as 00:00 e as 06:00 de sexta-feira.

Há também em vigor avisos amarelos para o grupo Ocidental, por causa das previsões de precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada, até às 15:00 de sexta-feira e referente a vento, entre as 18:00 de hoje e as 00:00 de sábado.

O IPMA colocou também o grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria) sob avisos amarelo, devido às previsões de chuva por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada, entre as 06:00 e as 12:00 de sexta-feira. Para sábado o IPMA emitiu para as ilhas de ilhas de São Miguel e Santa Maria aviso amarelo, na sequência das previsões de agitação marítima, com ondas de Noroeste (NW), passando a Norte (N). O aviso laranja é o segundo mais grave e representa uma situação meteorológica de risco moderado a elevado. Já o aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que a situação meteorológica representa risco para determinadas atividades.

 

 

Impala Instagram


RELACIONADOS