Governo cria programa de estímulo à investigação na área da saúde

O Governo criou um programa de estímulo à investigação científica na área da saúde, com um investimento superior a 9,4 milhões de euros que será aplicado a partir deste ano, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

Governo cria programa de estímulo à investigação na área da saúde

O programa “Saúde+Ciência” visa fomentar a investigação em saúde nas instituições públicas prestadoras de serviços e cuidados de saúde, bem como valorizar e capacitar os profissionais de saúde e qualificar o exercício de atividades de promoção da saúde e prevenção da doença, adianta o ministério em comunicado.

Para a criação e implementação do programa, criado através de uma resolução do Conselho de Ministros, o Governo atribuiu mais de 9,4 milhões de euros, montante destinado às duas primeiras edições e que será aplicado já a partir de 2024.

O programa terá quatro eixos de investimento, sendo o primeiro “Projetos de investigação que envolvam parcerias entre entidades tuteladas pelo Ministério da Saúde e instituições de Investigação & Desenvolvimento”.

Apoios para profissionais de saúde que queiram realizar o seu doutoramento ao mesmo tempo que prosseguem a sua atividade profissional, bolsas de doutoramento para acolhimento em entidades tuteladas pelo Ministério da Saúde de bolseiros que queiram aí realizar parte da sua investigação e apoio à contratação de doutorados para as entidades tuteladas pelo Ministério da Saúde, são os outros eixos do programa.

“Dentro destes eixos, os profissionais de saúde que realizem o seu doutoramento a tempo parcial passam a contar com tempo protegido, correspondente a 35% do período normal de trabalho anual, até três anos, e é assegurado o pagamento das propinas relativas ao doutoramento, entre outros apoios”, salienta o Ministério da Saúde.

HN // JMR

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS