Governo cabo-verdiano reforça produção de eletricidade solar

O Governo cabo-verdiano lança segunda-feira as obras de construção do Parque Solar Fotovoltaico da ilha de São Vicente, um dos projetos com que o arquipélago quer atingir 30% de eletricidade de fontes renováveis até 2026.

Governo cabo-verdiano reforça produção de eletricidade solar

A transição energética é fundamental para o preço da energia baixar em Cabo Verde, uma vez que é maioritariamente (cerca de 80%) produzida em centrais elétricas a gasóleo, acumulando, por isso, o alto custo dos combustíveis no seu valor final.

O Governo pretende dar um impulso à produção solar: segunda-feira é lançado o parque da ilha de São Vicente, a par de obras nas ilhas de Boa Vista e Sal, numa capacidade conjunta de 15 MW — além de 10 MW na capital Praia, ilha de Santiago. 

Parques solares de menores dimensões serão instalados nas ilhas de Santo Antão, Fogo, Maio, São Nicolau e Brava, de acordo com o plano do executivo.

Ao nível da energia eólica, a Cabeólica, parceria público-privada, vai aumentar a sua capacidade de produção de 11 MW atuais para 24 MW no parque da Praia, graças a um projeto de expansão cujas obras deverão arrancar dentro dos próximos quatro meses.

De acordo com as metas anunciadas pelo Governo, Cabo Verde pretende atingir 30% da produção de energia elétrica a partir de fontes renováveis até 2026, ultrapassar 50% até 2030 e atingir quase 100% em 2040.

LFO // SF

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS