Cada vez que um português devolver garrafas de plástico vai receber um prémio

Conheça o novo projecto-piloto do Governo que promete recompensar quem não deitar fora garrafas de plástico

Cada vez que um português devolver garrafas de plástico vai receber um prémio

O Estado vai lançar um novo projecto de incentivo à devolução de garrafas de plástico não reutilizáveis.

LEIA MAIS: Reutilizar embalagens de plástico pode ser prejudicial para a sua saúde

A medida foi publicada esta quarta-feira, dia 26 de dezembro, no Diário da República sob o artigo 23º e deverá ser implementada até ao dia 31 de dezembro de 2019.

De acordo com o documento, todos os consumidores que entreguem embalagens de bebidas de plásticos a grandes superfícies comerciais irão receber um prémio, que será determinado pelo Ministério do Ambiente.

A medida prevê que as grande superfícies comerciais fiquem «obrigadas a disponibilizar espaço no estabelecimento, a título gratuito, para instalação dos equipamentos» que serão utilizados para se fazer a trocar das garrafas pelos prémios.

O artigo 23º ainda refere que «até ao final do 3.º trimestre de 2021 o Governo apresentará à Assembleia da República um relatório de avaliação do impacto da implementação do sistema de incentivos». 

Para terminar, a lei também obriga as superfícies comerciais «a implementarem nas suas instalações uma área devidamente assinalada e exclusivamente dedicada ao comércio de bebidas em embalagens reutilizáveis ou 100 % biodegradáveis identificadas».

VEJA AINDA: ALERTA | Estes cremes hidratantes podem causar cancro e infertilidade

Impala Instagram


RELACIONADOS