
Espanha dá 67 mil doses de vacinas contra a mpox para Angola reduzir risco de propagação
Segundo a embaixada espanhola, as doses chegaram a Angola na sexta-feira e o transporte foi financiado pelas Autoridades de Saúde, Emergência, Preparação e Resposta da Comissão Europeia (HERA).
“Esta operação enquadra-se no apoio da União Europeia (UE) aos esforços dos países africanos para a pronta deteção e contenção para mitigação do risco de expansão da doença”, refere-se no comunicado, salientando-se que a Espanha doou igualmente 34 mil doses a RDCongo e a outros Estados membros da UE.
O embaixador de Espanha em Angola, Manuel Lejarreta e a embaixadora da UE em Angola, Rosário Bento, receberam o referido lote de vacinas no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em Luanda, acompanhados por técnicos do Ministério da Saúde e Angola e do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças de África.
A epidemia de mpox continua a aumentar em África, onde este ano, em média, foram notificados 3.000 casos por semana, alertou a agência de saúde pública da União Africana (UA) em abril.
África notificou 117.678 casos suspeitos e 26.927 casos confirmados em laboratório em pouco mais de 20 países do continente desde janeiro de 2024.
Até à data, foram registadas 1.709 mortes, a grande maioria na República Democrática do Congo (RDCongo), nação vizinha de Angola, de acordo com a agência de saúde da UA.
Assim, a RDCongo continua a ser o epicentro da epidemia, com 90.406 casos suspeitos e 17.262 casos confirmados.
A mpox é uma doença infecciosa que pode provocar uma erupção cutânea dolorosa, gânglios linfáticos inchados, febre, dores de cabeça, dores musculares, dores nas costas e falta de energia.
DAS // JMC
By Impala News / Lusa
Siga a Impala no Instagram