Ministro alemão alerta para repercussões sociais da covid longa

O ministro alemão da Saúde, Karl Lauterbach, alertou para as repercussões que a chamada síndrome pós-covid 19 terá para a sociedade e para o mercado de trabalho, assim como para o sistema de saúde na Alemanha.

Ministro alemão alerta para repercussões sociais da covid longa

“Não temos capacidade para tratar os muitos casos que haverá. Não temos médicos especialistas suficientes, não temos capacidades terapêuticas suficientes e ainda não existem medicamentos adequados”, disse Lauterbach em entrevista ao semanário Die Zeit. Os problemas relacionados com a covid longa, segundo Lauterbach, são muitas vezes subestimados e as suas repercussões não só afetam quem a sofre e o sistema de saúde, como também podem afetar o mercado de trabalho. “É algo relevante também para o mercado de trabalho porque muitos, infelizmente, não terão a mesma capacidade de trabalho novamente”, apontou.

Incidência assusta e deverá ser pior

Lauterbach expressou a sua esperança de que em breve haja uma vacina que atinja especificamente as várias variantes recentes. “Esperamos que protejam não só contra um desenvolvimento grave da doença, mas também contra a infeção e, portanto, também contra a covid longa”, explicou. A Alemanha vive o que tem sido chamado de onda de verão com alto nível de infeções, embora não tenha repercussões claras na hospitalização e haja preocupações sobre o que pode acontecer no outono e no inverno. Lauterbach pediu repetidamente que fossem criadas as condições legais para que algumas restrições pudessem ser reintroduzidas no outono.

A incidência semanal, de acordo com os últimos dados do Instituto Robert Koch (RKI) para virologia, é de 672,9 infeções por 100 mil habitantes, na Alemanha. No entanto, considera-se que a incidência real deve ser maior, pois muitos dos casos deixam de ser diagnosticados por PCR e ficam de fora das estatísticas. Desde o início da pandemia houve 29.022.265 infeções confirmadas na Alemanha e 141.862 pessoas morreram por causas relacionadas com a doença.

Cientistas usam leite materno para curar doente com covid longa
A chamada covid longa acontece quando os sintomas da doença se prolongam durante várias semanas ou até meses. (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS