Covid-19: Há mais 26 surtos ativos em escolas do que há uma semana

Portugal continental registava 647 surtos ativos de covid-19 no início da semana, a maioria em escolas, que contam com mais 26 surtos do que na última semana, de acordo com os dados da Direção-Geral da Saúde (DGS) hoje divulgados.

Covid-19: Há mais 26 surtos ativos em escolas do que há uma semana

Há mais 26 surtos ativos de covid-19 em escolas do que há uma semana. A DGS indica que os mais de 600 surtos ativos contrastam com o máximo de surtos ativos atingidos no país em fevereiro, quando foram contabilizados 921. A região de Lisboa e Vale do Tejo é aquela que registou mais surtos ativos (347), seguindo-se o Norte (175), o Centro (63), o Algarve (38) e o Alentejo (24). Na segunda-feira, foram contabilizados 404 surtos ativos em estabelecimentos de educação e ensino dos setores público e privado – escolas, ensino superior, creches e demais equipamentos sociais, 3.252 casos de covid-19 acumulados, que dizem respeito a alunos, profissionais e coabitantes dos mesmos, “parte dos quais já estarão recuperados”, adiantou a autoridade de saúde.

44 surtos ativos em lares de idosos

No mesmo dia estavam registados 44 surtos em lares de idosos (39 na semana passada), 404 (mais 26) em escolas (públicas e privadas) e 14 em instituições de saúde (menos um). Segundo a DGS, os 44 surtos assinalados em lares de idosos (ERPI) abrangem 568 casos de covid-19 resultantes destes surtos, parte dos quais já estarão igualmente recuperados. Em fevereiro, lembrou, Portugal registou o maior número de surtos ativos em lares de idosos, com 405, correspondendo a cerca de 12 mil infetados. “A diminuição drástica neste contexto demonstra a importância que a vacinação tem tido no controlo da pandemia e na proteção da população mais vulnerável”, sustentou a DGS.

A DGS indicou ainda que se registam 14 surtos em instituições de saúde, com 159 casos confirmados. “Um surto ativo é constituído por dois ou mais casos confirmados com ligação epidemiológica entre si no tempo e no espaço. Só depois de terem decorrido 28 dias após a data do diagnóstico do último caso confirmado (dois períodos de incubação sem novos casos) o surto é dado como encerrado”, é explicado.

A covid-19 provocou pelo menos 5.320.431 mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse. Em Portugal, desde março de 2020, morreram 18.698 pessoas e foram contabilizados 1.205.993 casos de infeção, segundo dados da Direção-Geral da Saúde. A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países. Uma nova variante, a Ómicron, classificada como “preocupante” pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi detetada na África Austral, mas desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta, a 24 de novembro, foram notificadas infeções em pelo menos 77 países de todos os continentes, incluindo Portugal.

LEIA AGORA
Manuel Pinho não pode pagar caução e fica em prisão domiciliária

Impala Instagram


RELACIONADOS