DGS acaba com isolamento para contactos com caso positivo no trabalho

O primeiro-ministro, António Costa, realçou hoje que a nova norma da Direção-Geral da Saúde acaba com o isolamento para contactos positivos em ambiente de trabalho.

DGS acaba com isolamento para contactos com caso positivo no trabalho

“Só haverá isolamento no caso de coabitantes com pessoas que testarem positivo, o que significa, por exemplo, que um contacto em ambiente de trabalho, desde que não seja coabitante, não determina o isolamento”, precisou o primeiro-ministro. António Costa falava no Palácio da Ajuda, em Lisboa, após uma reunião do Conselho de Ministros que avaliou a evolução da pandemia e as medidas que devem manter-se em vigor após o dia 10 de janeiro, depois de, na véspera, ter ouvido os peritos numa reunião no Infarmed.

LEIA DEPOIS
O teletrabalho deixa de ser obrigatório a partir de segunda-feira?

Mais de 270 mil pessoas deixaram de estar em isolamento

Costa referiu ainda que, por efeito da nova norma da DGS, “desde ontem quarta-feira, 267.315 pessoas que estavam isoladas viram o seu isolamento terminado ou reduzido”. Entre as medidas hoje anunciadas inclui-se a manutenção da obrigatoriedade do teletrabalho até ao dia 14 de janeiro, sendo este regime recomendado a partir desta data. A covid-19 provocou 5.456.207 mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse. Em Portugal, desde março de 2020, morreram 19.054 pessoas e foram contabilizados 1.539.050 casos de infeção, segundo a última atualização da Direção-Geral da Saúde.

Impala Instagram


RELACIONADOS