Covid-19: Já há data para jovens com mais de 20 anos serem vacinados

O vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, coordenador do plano de vacinação contra a covid-19, anunciou nesta terça-feira a data que a faixa etária dos 20 aos 30 anos começará a ser vacinada.

Covid-19: Já há data para jovens com mais de 20 anos serem vacinados

O vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, coordenador do plano de vacinação contra a covid-19, anunciou nesta terça-feira, 01 de junho, que as pessoas entre os 20 e os 30 anos vão ser vacinadas a partir de agosto, quando as pessoas com mais de 30 anos já estiverem imunizadas.

Também as pessoas que tiveram covid-19 há seis meses já podem agendar a vacinação. “Essa restrição que havia na base de dados já foi retirada”, assegura o vice-almirante.

Sobre o autoagendamento online, garante que “não tem causado problemas”. O que acontece é que “a capacidade que existe para as pessoas agendarem online por vezes termina porque já ocuparam as vagas todas e há quem fique em lista de espera até que se abra mais uma semana de vacinação”, explicou.  O fluxo já chegou a ser tão grande que ficaram cerca 60 mil pessoas à espera para agendar a vacinação, mas dessas “já só há quatro mil pessoas” a aguardar, adiantou ainda.

Taxa de recusa da vacina está entre «1 a 2%»

À pergunta sobre qual a taxa de recusa da vacinação contra a covid-19 por parte da população, o vice-almirante esclareceu que o “único dado estatístico” se prende com “as recusas dos ‘SMS’” e é de “cerca de 1 a 2%“, o que considerou “muito residual”. Gouveia e Melo acrescentou haver estudos da opinião pública segundo os quais “mais de 85% da população quer ser imediatamente vacinada“.

Sobre a quantidade de vacinas que deverão chegar a Portugal para atingir a meta de ter 70% da população imunizada, o coordenador da ‘task force’ declarou estar previsto que “as vacinas contratadas e que, em princípio, estão acordadas chegar, são suficientes para atingir esse objetivo”. “Mas já fomos defraudados antes e, portanto, eu nunca quero garantir nada escrito na pedra, porque é uma variável exógena, não depende do país”, adiantou.

LEIA MAIS AQUI
Notícias sobre a pandemia, concelho a concelho, atualizado ao minuto

Impala Instagram


RELACIONADOS