Covid-19: Companhias aéreas dos EUA pedem fim dos testes para pessoas vacinadas

As companhias aéreas e operadores turísticos norte-americanos exortaram na quarta-feira a administração de Joe Biden a levantar a exigência de que os passageiros vacinados tenham de mostrar um teste covid negativo para viajar para os Estados Unidos.

Covid-19: Companhias aéreas dos EUA pedem fim dos testes para pessoas vacinadas

“A recuperação da indústria de viagens e aviação depende da decisão do Governo de levantar restrições. Que já não são justificadas pelas circunstâncias atuais”, lê-se numa carta de cerca de 30 organizações comerciais. Enviada ao coordenador da Casa Branca para a covid-19, Jeffrey Zients. Um dos signatários, Airlines for America, um grupo de lobby que representa companhias aéreas como a American Airlines, Delta Air Lines e United Airlines, colocou a carta no seu website. As três empresas advertiram recentemente que a Ómicron, a variante particularmente contagiosa mas aparentemente menos grave da covid-19, iria atrasar a recuperação em um a dois meses.

LEIA DEPOIS
Itália alivia limitações para quem tem calendário vacinal completo

“Claramente, a covid-19 está difundida nos EUA. E as tentativas de controlar a sua importação através de viagens aéreas são pouco suscetíveis de fazer a diferença nas circunstâncias atuais”, argumentam os representantes da indústria. Salientam também que o Reino Unido levantou os testes obrigatórios para os viajantes que entram no país. E que a União Europeia recomendou o fim das restrições na Europa. “Os inquéritos aos passageiros mostram que os testes prévios à partida são um fator importante na decisão de não viajar internacionalmente. As pessoas simplesmente não querem correr o risco de não poderem regressar aos EUA no final da sua viagem de negócios ou turística. Como resultado, as viagens internacionais em 2021 ficaram 75% abaixo dos níveis de 2019”, acrescentaram.

“Os inquéritos aos passageiros mostram que os testes prévios à partida são um fator importante na decisão de não viajar”

Após um desastroso 2020 para a indústria aérea no seu conjunto, a American Airlines e a United voltaram a perder dinheiro em 2021. Cerca de 2 mil milhões de dólares cada. Para além da pandemia, as companhias aéreas tiveram de lidar com o aumento dos custos salariais e de combustível.

Impala Instagram


RELACIONADOS