Covid-19: Reino Unido impõe restrições devido aos casos da nova variante

O primeiro-ministro britânico anunciou a reintrodução de restrições, entre as quais a obrigatoriedade do uso de máscara em espaços comerciais e transportes públicos.

Covid-19: Reino Unido impõe restrições devido aos casos da nova variante

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, anunciou em Londres a reintrodução de restrições para combater a nova variante do coronavírus SARS-CoV-2, entre as quais a obrigatoriedade do uso de máscara em espaços comerciais e transportes públicos. Entre as novas medidas anunciadas, figura ainda a obrigatoriedade de os viajantes vacinados que entrem no país fazerem um teste PCR em vez do de antigénio, como sucedia até aqui, e terem de ficar confinados até à chegada do resultado.

Boris Johnson, que antes do verão tinha levantado todas as limitações em Inglaterra, sublinhou na conferência de imprensa a importância de “ganhar tempo”, minimizando os contágios, até que os peritos determinem o efeito da nova variante, que, disse, “parece transmitir-se muito rapidamente” e “entre pessoas com a vacinação completa”.

Omicron provoca preocupação

Os dois casos de contaminação com a nova variante do coronavírus SARS-CoV-2 foram detetados em pessoas “ligadas a uma viagem à África do Sul”, tinha anunciado previamente no dia de hoje o Ministério da Saúde britânico. “A agência de segurança sanitária britânica [UKHSA, na sigla em inglês] confirmou que dois casos de covid-19 com mutações compatíveis com B.1.1.529 foram identificados no Reino Unido”, revelou o ministério num comunicado.

Na nota acrescenta-se que as zonas afetadas são a localidade de Chelmsford, no condado de Essex, próximo de Londres, e a cidade de Nottingham, no centro de Inglaterra. O ministro da Saúde britânico, Sajid Javid, anunciou que mais quatro países passaram a estar incluídos na lista de territórios cujos habitantes, a partir das 04:00 TMG de domingo (mesma hora em Lisboa), não podem viajar para o Reino Unido (a não ser que se tratem de cidadãos britânicos e que devem observar uma quarentena num hotel designado).

 

 

Impala Instagram


RELACIONADOS