Covid-19: Anticorpos caem a pique 3 meses após vacina e 3ª dose é inevitável

Especialistas da Universidade de Coimbra concluem necessidade de terceira dose da vacina contra a covid-19, já que os anticorpos caem a pique passados poucos meses.

Covid-19: Anticorpos caem a pique 3 meses após vacina e 3ª dose é inevitável

O Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC), através dos serviços de Patologia Clínica e de Saúde Ocupacional avaliaram a resposta dos de Saúde à vacina contra a covid-19 e a durabilidade dos anticorpos. Os resultados levam conclusão da inevitabilidade de uma terceira dose da vacina, pois, em três meses, a proteção cai a pique.

Em face do estudo clínico, a médica Lucília Araújo, citada pelo DN, afirma a necessidade de voltar a vacinar profissionais e população. Oito meses depois das primeiras administrações de vacina, os resultados completos de metade da população deste estudo permitem a conclusão de que, “mais cedo ou mais tarde, será necessária uma terceira dose”, uma vez que os “anticorpos detetados ao fim de seis meses da vacinação podem não ser já protetores”.

Vacinar com a terceira dose “evita também mutações mais agressivas” do vírus que provoca a covid-19

Lucília Araújo, uma das especialistas que coordenou o estudo, a revacinação deveria ser “extensível à comunidade, primeiro aos mais suscetíveis”, vacinados há mais de seis meses, e, depois, “a toda a população, independentemente da idade, para que os surtos possam ser controlados, evitando ainda a evolução para variantes mais agressivas”. “Uma terceira dose será necessária em breve, porque o que verificámos é que a nossa população teve uma resposta extraordinária à vacina – 97,7% responderam com nível muito elevado de títulos de anticorpos ao fim dos 14 dias da segunda dose da vacina –, mas que estes desceram abruptamente ao fim de três meses, em média para cerca de um sexto do valor inicial. Esta descida manteve-se ao fim dos seis meses.”

Esta conclusão é significativa para Lucília Araújo, defensora da vacinação, por ser a “única arma” para reduzir a gravidade da doença e a mortalidade e de “mitigar o aparecimento de mutações mais agressivas”. A especialista considera ainda que a descida de anticorpos coloca em discussão a necessidade da “terceira dose”. “Estes mais de quatro mil funcionários – que participaram no estudo – foram avaliados até à terceira fase, mas irão tomar uma terceira dose da vacina antes de serem avaliados na quarta fase, a que se completa ao fim de um ano”, diz.

LEIA AGORA
Messi confirma adeus emocionado ao FC Barcelona depois de 21 anos
Messi confirma adeus ao FC Barcelona: “Estou aqui para dizer adeus” [vídeo]
Lionel Messi despediu-se hoje do FC Barcelona, 21 anos depois, numa cerimónia em Nou Camp em que não conseguiu evitar chorar, várias vezes, confessando estar a viver momento “muito difícil”. (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS