Coronavírus: TAP vai cancelar 2500 voos devido à quebra de reservas

A Transportadora Área Portuguesa decidiu reduzir a capacidade para os próximos meses em cerca de 2500 voos adicionais, que se juntam às mil ligações canceladas na quinta-feira, 6 de março.

Coronavírus: TAP vai cancelar 2500 voos devido à quebra de reservas

A Transportadora Área Portuguesa decidiu reduzir a capacidade para os próximos meses em cerca de 2500 voos adicionais, que se juntam às mil ligações canceladas na quinta-feira, 6 de março. Ao todo, há um ajuste de 3500 voos, ao longo dos próximos meses, em rotas para as zonas mais afetadas, especialmente Itália. “Equivalentes a 7%dos voos programados em março, 11% em abril e 19 % em maio“. No entanto, esta redução também afeta voos para Espanha e França.

Medidas que surgem devido ao impacto que o coronavírus está a ter no setor do turismo. “Justificam-se pela quebra nas reservas de viagens para os próximos meses que se tem verificado nos últimos dias”, avança a companhia em comunicado, frisando que vai contactar os passageiros afetados por esta decisão da empresa.

A TAP disponibilizou alterações de viagens sem pagamento de taxas de alteração para as reservas efetuadas até ao final de março.  “A isenção da taxa de alteração está disponível para voos operados pela TAP em todas as rotas, datas e tarifas (exceto tarifa discount), desde que a viagem tenha sido comprada durante o mês de março. Os clientes TAP Miles&Go e Corporate também podem beneficiar desta oferta”.

Tripulantes exigem quarentena ao contactarem com infetados

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil exige à TAP a quarentena para tripulantes que tenham contacto com passageiros infetados com Covid-19, após a confirmação de um caso, e a companhia garante que cumpre as normas. “Os tripulantes do voo [caso que se verificou] ficaram alarmados, o caso fez soar as campainhas e os tripulantes querem ações e medidas concretas”, afirmou o presidente do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC), Henrique Louro Martins, à agência Lusa.

Questionada pela Lusa, a TAP esclareceu que está a cumprir “rigorosamente as melhores práticas a nível internacional, conforme definidas pela Associação Internacional de Transporte Aéreo, Organização Mundial de Saúde e Direção Geral de Saúde, em cada momento”, e a adotar, “em tempo real”, todas as recomendações. “Estamos aptos a atuar de modo adequado, antes, durante e depois do voo”, assegurou.

Para o sindicato, são necessários “cuidados redobrados”, lê-se num comunicado interno que hoje divulgou e a que a Lusa teve acesso. O sindicato recomendou à TAP que “sempre que haja certeza de ter transportado um passageiro com coronavírus, deve toda a tripulação ser colocada de quarentena e retirada de escala, sem qualquer perda de retribuição”. Outras medidas sugeridas passam por providenciar testes médicos para despistagem da doença e cancelar os voos de e para Itália.

LEIA MAIS
Coronavírus: Associação garante que ginásios “estão preparados”
Coronavírus. Teste a Marcelo Rebelo de Sousa deu negativo

Impala Instagram


RELACIONADOS