Cidade brasileira começa vacinação pioneira em massa contra a dengue

A cidade de Dourados, localizada no estado do Mato Grosso do Sul perto da fronteira com o Paraguai, iniciou hoje uma campanha de vacinação em massa contra a dengue, numa iniciativa considerada pioneira no Brasil.

Cidade brasileira começa vacinação pioneira em massa contra a dengue

Segundo informações da prefeitura de Câmara de Dourados, cerca de 150 mil pessoas com idade entre 4 e 59 anos deverão tomar o imunizante Qdenga, fabricado pela empresa japonesa Takeda, cujo uso foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) brasileira em março de 2023.

Em dezembro do ano passado, o Ministério da Saúde do Brasil informou que incorporou o imunizante no Sistema Único de Saúde (SUS) e que deverá receber e distribuir cerca de 5 milhões de doses da vacina japonesa contra a dengue a partir do mês de fevereiro.

A Qdenga, com duas doses, foi desenvolvida para prevenir a propagação dos quatro diferentes serotipos do vírus da dengue e tem uma eficácia global de 80,2%.

O Brasil registou 1,6 milhões de casos de dengue nos primeiros onze meses de 2023, o que representou um aumento de 15,8% face ao mesmo período de 2022 (1,3 milhões de casos), segundo dados divulgados pelo Governo local.

CYR // RBF

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS