China promete colaborar com UE na luta contra alterações climáticas

O Governo chinês garantiu hoje estar disponível para trabalhar com os países da União Europeia (UE) em questões como as alterações climáticas, num encontro em Madrid em que o Governo espanhol prometeu cooperação em várias áreas.

China promete colaborar com UE na luta contra alterações climáticas

Durante uma visita a Madrid, o ministro dos Negócios Estrangeiros chinês, Wang Yi, assegurou que o seu Governo está disponível para colaborar com a UE no combate à crise climática, reconhecendo que os principais blocos económicos têm uma responsabilidade acrescida em garantir um futuro sustentável.

Em resposta, Wang recebeu do seu homólogo espanhol, José Manuel Albares, a garantia de interesse de Madrid em colaborar em projetos conjuntos em áreas como as energias renováveis e a gestão de águas e resíduos.

Os responsáveis pela política externa dos dois países discutiram ainda a acordada isenção de vistos para os espanhóis que façam viagens à China até 15 dias e o investimento em programas de divulgação da língua espanhola em território chinês.

No encontro de hoje, numa visita de dois dias que termina na segunda-feira, o chefe da diplomacia chinesa também transmitiu a Madrid a notícia de que o seu Governo irá levantar o embargo à carne bovina espanhola, que em breve passará, de novo, a poder aceder livremente ao grande mercado chinês.

Para o ministro dos Negócios Estrangeiros espanhol, este anúncio terá “um impacto tremendamente positivo”, admitindo que “é difícil encontrar um mercado da dimensão do chinês”.

Wang Yi também garantiu que, além da carne, o mercado chinês ficará mais recetivo para setores como os cosméticos ou os contratos públicos.

Albares disse que esta manifestação de interesse é prova do “excelente estado das relações bilaterais e da amizade entre os dois povos”, mostrando-se apostado em contribuir para o aprofundamento dos contactos com o Governo chinês.

A viagem de Wang ocorre depois de, no ano passado, China e Espanha terem celebrado o 50.º aniversário das suas relações diplomáticas.

Na segunda-feira, o chefe da diplomacia chinesa irá encontrar-se com o presidente do Governo espanhol, Pedro Sánchez, e com o Rei Filipe VI.

RJP // MAG

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS