Centro de saúde de Sete Rios sem atendimento médico devido a greve (ATUALIZADA)

O centro de saúde de Sete Rios, em Lisboa, um dos cerca de 190 com horário alargado este fim de semana, está hoje sem atendimento clínico devido à greve dos médicos às horas extraordinárias, segundo fonte oficial.

Centro de saúde de Sete Rios sem atendimento médico devido a greve (ATUALIZADA)

A fonte da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo adiantou à agência Lusa que, dos cinco médicos escalados, nenhum compareceu hoje, estando apenas a funcionar no centro de saúde de Sete Rios uma equipa de enfermagem.

Uma reportagem da CNN constatou no local que doentes que foram reencaminhados pela Linha SNS 24 para o centro de saúde de Sete Rios não foram atendidos por falta de médicos, tendo recebido a informação de que estavam de greve.

A greve dos médicos às horas extraordinárias nos cuidados de saúde primários foi convocada pelo Sindicato Independente dos Médicos e termina às 24:00 do dia 31 de dezembro.

Contactado pela agência Lusa, o Ministério da Saúde afirmou que dos “233 centros de saúde que hoje, dia 30 de dezembro, estão abertos em atendimento complementar, existem constrangimentos no Centro de Saúde de Sete Rios, estando a ARS Lisboa e Vale do Tejo a trabalhar para regularizar a situação o mais rapidamente possível”.

O centro de saúde de Sete Rios faz parte dos cerca de 190 centros de saúde que estão abertos este fim de semana e no dia de Ano Novo, à semelhança do que aconteceu no Natal, para “responder atempadamente aos casos de doença aguda não emergente”, referiu o Ministério da Saúde num comunicado divulgado na sexta-feira.

De acordo com o calendário, hoje deveriam estar abertos 233 centros de saúde, e no domingo, 193 unidades.

Na segunda-feira, feriado, dia 01 de janeiro, e na terça-feira, dia 02, estarão operacionais 187 centros de saúde.

A medida, explica o Ministério no documento, insere-se no Plano Estratégico para a Resposta Sazonal em Saúde — Inverno 2023-2024, operacionalizado pelos Agrupamentos de Centros de Saúde e Administrações Regionais de Saúde, em articulação com a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

O Ministério da Saúde aconselha que, em caso de situação de doença aguda não emergente, a utilização das alternativas disponíveis aos serviços de urgência, como os centros de saúde e os serviços digitais SNS 24, “contribui para diminuir a pressão sobre os serviços de emergência hospitalar, através de atendimentos que podem ser prestados noutros pontos do SNS”.

“Em situações não emergentes, como sintomas respiratórios ligeiros a moderados, a população deve contactar o SNS 24 — para aconselhamento e eventual encaminhamento para a unidade de saúde mais próxima. Em situações de emergência deve ser contactado o 112”, avisa também o Ministério, que “reconhece o empenho dos profissionais de saúde, de um modo especial nesta quadra, e deseja um novo ano, com saúde, para toda a população”.

HN (FP) // MLL

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS