Cavaleiro João Moura nega maus-tratos a animais. “Alguns estavam magros, mas não os tratei mal”

A detenção vem no seguimento de uma investigação levada a cabo pelo Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da Guarda Nacional Republicana (GNR).

Cavaleiro João Moura nega maus-tratos a animais.

O cavaleiro João Moura, de 59 anos, foi detido esta quarta-feira, dia 19, na sua herdade, em Monforte, por alegado crime de maus-tratos a animais de companhia, avança a Rádio Elvas.

A detenção vem no seguimento de uma investigação levada a cabo pelo Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da Guarda Nacional Republicana (GNR).

A detenção se prende com o facto de João Moura ser criador de cães de raça Galgo. Cerca de 18 destes cães foram apreendidos  pelos serviços municipais.

João Moura foi esta tarde presente a primeiro interrogatório no Tribunal de Portalegre.

Ao Blog  Farpas, o cavaleiro já reagiu.

“Alguns estavam magros, mas não os tratei mal”, disse.

“Agora vão instruir o processo e vai seguir para a frente. Já prestei as minhas declarações e estou em casa tranquilo e com a consciência tranquila. Não matei ninguém, não roubei ninguém, não tratei mal os meus cães”.

Filho esteve envolto em polémica em 2013

Decorria o ano de 2013 quando a Associação Animal denunciou um álbum de fotografias no Facebook do cavaleiro tauromático João Moura Jr. onde “uma matilha de cães ataca um vitelo”. O filho do cavaleiro João Moura veio mais tarde justificar-se através de um comunicado, onde lamentou “profundamente” o sucedido. “Sei que envergonhei todos aqueles que me acompanham e que o meu comportamento não honrou a minha profissão e o respeito pelos animais que esta exige”.

Numa nota publicada na página de Facebook da Prótoiro, João Moura Jr. esclareceu que as fotografias, que “geraram grande desconforto e mal-estar entre aficionados e não aficionados”, foram tiradas “há mais de dois anos”. “Tratou-se de uma situação isolada quando os cães entraram inadvertidamente no recinto onde estava a vaca, não se tratando de nenhuma luta de animais”.

Texto: Marta Amorim | Fotos: Impala

Impala Instagram


RELACIONADOS