Capitania emite aviso de agitação forte para o arquipélago da Madeira

O aviso tem por base as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Capitania emite aviso de agitação forte para o arquipélago da Madeira

A capitania do Porto do Funchal emitiu hoje um aviso de agitação marítima forte para a orla costeira do arquipélago da Madeira, que estará em vigor até às 18:00 horas de terça-feira, informou a autoridade regional.

O aviso tem por base as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) sobre a situação geral do estado do tempo (vento e mar) para a orla marítima.

A capitania indica que o vento vai ser de nordeste “moderado a fresco, rodando para norte a partir do meio da noite” de hoje, sendo a visibilidade “boa a moderada”.

Quanto à ondulação, a capitania aponta que vai atingir os quatro metros a partir da tarde na costa norte e um metro e meio na parte sul. “Recomenda-se aos proprietários e armadores das embarcações que adotem as devidas precauções por forma a garantirem a segurança das mesmas”, lê-se no mesmo aviso.

Depressão Fien é a responsável

A depressão Fien chegou esta tarde a Portugal Continental e será responsável pelo agravamento das condições meteorológicas nos próximos dias, prevendo-se frio, chuva e agitação marítima, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera. “O estado do tempo em Portugal continental será influenciado pela ação conjunta de um anticiclone localizado na região dos Açores e da depressão Fien, induzindo uma forte corrente de noroeste sobre o continente com o transporte de uma massa de ar polar marítimo”, descreve o IPMA, num comunicado publicado na sua página da Internet. Leia mais aqui

Para ler depois
IPMA coloca 12 distritos sob aviso laranja devido ao vento e à agitação marítima
Doze distritos de Portugal Continental estão sob aviso laranja devido ao vento e agitação marítima, indicou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (… continue a ler aqui)

 

Impala Instagram


RELACIONADOS