Capitania do Funchal volta a emitir aviso de mau tempo para a Madeira

A capitania do Funchal voltou a emitir um aviso de mau tempo para a região e prolongou o de agitação marítima forte pelo terceiro dia consecutivo, até às 06:00 de sábado.

Capitania do Funchal volta a emitir aviso de mau tempo para a Madeira

As previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) servem de base aos avisos da autoridade marítima regional.

O aviso de mau tempo — que tinha sido cancelado na quinta-feira – tem a classificação de “sinal 6”, o que significa vento com força entre os 51 e os 62 quilómetros por hor, pelo que a capitania recomenda “aos proprietários e armadores das embarcações que adotem as devidas precauções por forma a garantirem a segurança das mesmas”.

Quanto ao aviso de agitação marítima forte, indica que o vento será de oeste “moderado a fresco, aumentando gradualmente para fresco a muito fresco, por vezes forte durante a tarde, rodando para noroeste no final”.

A visibilidade no mar deve ser “boa a moderada”.

Na costa norte as vagas vão ser de noroeste até aos cinco metros, diminuindo gradualmente, enquanto na parte sul serão de oeste/sudoeste, na ordem dos três metros, diminuindo também na parte leste.

A autoridade marítima regional insiste nas recomendações “a toda a comunidade marítima e à população em geral para os cuidados a ter, tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar ou em zonas costeiras”.

Reforçar a amarração e vigiar as embarcações atracadas e fundeadas, e evitar passeios e a prática de pesca lúdica junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima são algumas das indicações da capitania do Funchal.

AMB // ROC

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS