Capitania do Funchal emite avisos de mau tempo e vento forte até sábado à tarde

A capitania do Porto do Funchal voltou a emitir hoje avisos de mau tempo e de vento forte para a Madeira e prolongou o aviso de agitação marítima até às 18:00 de sábado.

Capitania do Funchal emite avisos de mau tempo e vento forte até sábado à tarde

Hoje de manhã a autoridade marítima regional tinha cancelado os avisos de mau tempo e de vento forte, mas voltou agora a emiti-los.

A capitania indica que, com base nas previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o vento será “por vezes forte na parte oeste” na tarde de sábado e “até meio da noite”.

A ondulação pode chegar aos 4,5 metros na costa norte, enquanto na zona sul não deverá ultrapassar os dois metros.

Devido a esta situação meteorológica, a capitania recomenda à comunidade marítima e à população em geral que adote os devidos cuidados “tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar ou em zonas costeiras”.

Reforçar a amarração e vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas, evitar passeios junto ao mar e zonas expostas e não praticar pesca lúdica são algumas das recomendações.

As costa norte da Madeira e o Porto Santo estão hoje sob aviso amarelo para agitação marítima, em vigor até às 06:00 de sábado, de acordo com o IPMA.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou também a Madeira, à exceção do Porto Santo, sob aviso amarelo para precipitação até às 12:00 de domingo.

TFS // VAM

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS