Cabo Verde recebe líder da OMS na expetativa da certificação como país livre de malária

Cabo Verde tem a expetativa de receber a certificação de país livre de malária no âmbito da visita do diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Ghebreyesus, disse hoje à Lusa a ministra da Saúde, Filomena Gonçalves.

Cabo Verde recebe líder da OMS na expetativa da certificação como país livre de malária

“Estamos expectantes que esta visita do diretor-geral da OMS possa trazer a resposta à candidatura” de Cabo Verde à certificação, referiu a governante, confiante que o desfecho dependa apenas de uma questão de tempo.

“Estamos na reta final, falta só o anúncio”, referiu, ao explicar que Cabo Verde cumpriu “um plano estratégico entre 2020 e 2024”, com diferentes visitas de equipas técnicas.

A última etapa foi “a visita de uma equipa independente com especialistas de todos os continentes”. “Fomos avaliados e a recomendação final foi no sentido da certificação de Cabo Verde”, disse à Lusa.

Filomena Gonçalves atribui o resultado à criação no país de laboratórios de qualidade, formação de recursos humanos e reforço da vigilância epidemiológica.

“Estamos confinados numa região onde a malária é endémica e faz com que tenhamos vigilância apertada. Mas há seis anos que não temos casos de malária autóctone e isso mostra que este é o caminho”, destacou.

Há ligações diárias com países africanos onde a malária prevalece e, por isso, há também protocolos em prática: “quem der positivo para malária, terá acompanhamento médico, assim como familiares e vizinhos”, havendo inclusive “procedimentos para desinfeção da casa e arredores” por forma a eliminar os mosquitos portadores da doença.

“O nosso sucesso deve-se à aplicação dos protocolos da OMS”, referiu.

Seguir-se-á um trabalho contínuo para manter o estatuto, existindo já “um plano de manutenção, que delineia todos os passos” a dar pelas autoridades.

Um dos pontos fundamentais consistirá em investir “em vigilância, de forma cada vez mais forte e sistémica, apostar nos recursos humanos, nas infraestruturas de saúde e medidas de sensibilização”, a par de um reforço de parceria com a sub-região africana.

“Só iremos manter [a certificação] se trabalharmos com todos os parceiros”, sublinhou Filomena Gonçalves.

A partir do momento em que a certificação seja anunciada, “a primeira alteração” estará visível “nos ‘sites’ turísticos em que Cabo Verde deixará de ter um pontinho vermelho”, em que se recomenda um antipalúdico a quem visita o país, referiu a ministra da Saúde.

Os medicamentos de prevenção da malária “têm efeitos em doentes crónicos” e a alteração servirá para “abrir mais portas em termos de destino turístico”.

Além desse efeito, o próprio país deverá estar “mais motivado para continuar a trabalhar” em prol da segurança sanitária, uma vez que se trata de um reconhecimento mundial, num contexto pós-pandémico.

A própria visita de Tedros Ghebreyesus é vista como o reconhecimento do esforço da nação, liderando diversos indicadores ao nível do continente, apesar das limitações impostas pela insularidade.

O líder da OMS chega hoje à cidade da Praia, capital de Cabo Verde, com a parte principal do programa na sexta-feira.

*** Luís Fonseca (texto) e Ricardino Pedro (vídeo), da agência Lusa ***

LFO // VM

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS