Brasil supera dois milhões de casos de dengue e bate recorde histórico

O Brasil ultrapassou a marca de dois milhões de casos de dengue em 2024, segundo os dados divulgados pelo Ministério da Saúde do país, um novo recorde, desde que existem registos.

Brasil supera dois milhões de casos de dengue e bate recorde histórico

O país soma 2.010.896 casos prováveis e confirmados desde janeiro. Há 628 mortes provocadas pela doença confirmadas e outros 1.042 óbitos em investigação.

Este número é o maior registado em toda a série histórica realizada pelo Ministério da Saúde, que recolhe dados desde 2000. 

A dengue tem alta incidência no país, mas em 2024 os números de infeção têm batido recordes e, segundo as autoridades sanitárias brasileiras, o número de casos aumentou em razão da introdução de novas versões do vírus no país e o impacto das mudanças climáticas, acentuadas pelos efeitos do el Niño.

A taxa de letalidade quanto ao total de casos prováveis de dengue no país é de 0,03% nas 11 primeiras semanas desse ano. Quanto à taxa de letalidade de óbito relativa ao total de casos graves é de 3,86%.

Foram publicados 350 decretos municipais e 11 decretos estaduais de emergência por causa da dengue no Brasil. 

O país iniciou uma campanha de vacinação contra a dengue em fevereiro com o imunizante japonês Qdenga, tornando-se o primeiro país do mundo a oferecer a vacina contra a dengue através do sistema público de saúde, embora o baixo número de doses disponíveis e a baixa procura esteja a limitar a aplicação.

 

CYR // JMC

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS