Brasil pode registar até 4,2 milhões de casos de dengue em 2024

O Brasil já registou mais de 217 mil casos prováveis de dengue este ano e poderá contabilizar até 4,2 milhões de casos até final de 2024, indicou hoje o Ministério da Saúde brasileiro.

Brasil pode registar até 4,2 milhões de casos de dengue em 2024

 Num encontro entre representantes da Sala Nacional de Arboviroses, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), citado pela Agência Brasil, as autoridades de saúde do Brasil estimaram que os casos de dengue no país poderão variar entre 1.462.310 e 4.225.885 casos este ano.

No primeiro mês do ano foram já detetados 217.841 casos prováveis, 15 mortes confirmadas e 149 em investigação. O balanço anterior, que contabilizava as três primeiras semanas do ano, indicava que o país registou 12 mortos e 120.874 casos prováveis.

Em 2023, o Brasil registou mais de 1,6 milhões de casos da doença, mais de um quinto de todos os notificados no mundo, e 1.094 mortes, um recorde histórico.

O Governo brasileiro divulgou a lista de cidades que vão receber a vacina contra a dengue. Ao todo, foram incluídas cerca de 500 cidades em 16 estados para a imunização, que num primeiro momento deverá dar prioridade a crianças e adolescentes com idade entre os 10 e os 14 anos por estarem entre o público com maior número de internamentos pela doença.

O país prevê receber até 6,2 milhões de doses de uma vacina japonesa contra a dengue em 2024. Porém, por se tratar de uma vacinação que requer duas doses de vacina, esse valor abrange apenas 3,1 milhões de pessoas e é insuficiente para enfrentar a atual explosão de casos.

Num comunicado sobre a vacinação pública contra a dengue, que começará no país em fevereiro, o ministério explicou que, no período das chuvas e das altas temperaturas, e perante o alerta emitido pela Organização Mundial da Saúde sobre o aumento das arboviroses devido às mudanças climáticas ocasionadas pelo fenómeno meteorológico El Niño, vai coordenar uma série de atividades preparatórias para a sazonalidade de dengue em 2024.

O El Niño é um fenómeno climático natural associado ao aumento das temperaturas da superfície no centro e leste do Oceano Pacífico tropical, mas que tem efeitos em todo o mundo.

Os efeitos do fenómeno promovem um aumento da temperatura nas Américas, o que acaba por facilitar a proliferação dos mosquitos Aedes aegypti, transmissores da dengue.

 

MIM (CYR) // ANP

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS