Brasil anuncia construção de 100 escolas técnicas profissionais

O Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou hoje a construção de 100 escolas técnicas de educação profissional, num investimento do Governo central estimado em cerca de 3,9 mil milhões de reais (722 milhões de euros).

Brasil anuncia construção de 100 escolas técnicas profissionais

Segundo o Governo brasileiro, serão criadas 140 mil vagas para estudantes.

“Eu lembro da loucura do Túlio Maravilha [jogador de futebol brasileiro] tentando marcar mil golos, eu lembro do do Romário querendo marcar mil golos, da festa do Pelé ao marcar mil golos. Por que não podemos marcar mil Institutos técnicos [federais] no Brasil?”, disse Lula da Silva num breve discurso numa cerimónia realizada hoje em Brasília.

“É com base no investimento na educação que teremos certeza que esse país vai chegar a ser um país de primeiro mundo, um país desenvolvido”, acrescentou.

O Presidente brasileiro reafirmou que no seu Governo é proibido considerar investimentos sociais como despesa e garantiu que o dinheiro destinado à educação também reforça “o combate ao crime organizado e ao tráfico de drogas”.

No seu discurso, Lula da Silva lembrou problemas como a fome e a pobreza no mundo, que incluiu na agenda do G20, grupo das maiores economias do mundo a que o Brasil preside este ano.

“O mundo é tão ingrato que há 735 milhões de pessoas que dormem com fome todas as noites”, quando “os países mais ricos gastam triliões de dólares em armas”, afirmou.

O ministro da Educação do Brasil, Camilo Santana, discursou no mesmo evento e acrescentou que, além de construir novas instituições de ensino, o objetivo passa igualmente por reformar escolas já existentes.

CYR // MLL

Lusa/Fim

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS