Bispo do Porto diz que enfermeiros estão a ir longe de mais

D. Manuel Linda reconhece que os enfermeiros “estão a ser vítimas de alguma injustiça”, mas discorda que se chegue ao ponto de adiar cirurgias urgentíssimas.

Bispo do Porto diz que enfermeiros estão a ir longe de mais

O bispo do Porto alerta o Governo para o “desinvestimento excessivo” nalguns setores-chave da sociedade e admite que os enfermeiros “estão a ir longe demais” na greve, apesar de lhes reconhecer justeza, numa entrevista ao jornal Público.

D. Manuel Linda reconhece que os enfermeiros “estão a ser vítimas de alguma injustiça”, mas sublinha, a propósito da greve destes profissionais: “Que se chegue a adiar cirurgias urgentíssimas em função do bem individual de cada um, aí já não concordo”.

LEIA MAIS: Previsão do tempo para sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

“Estou do lado dos enfermeiros no sentido de reconhecer que é preciso pôr cobro a algumas injustiças, mas há formas de greve que vão longe de mais. E aqui, num caso ou noutro, não sei se [se] está a ir longe de mais”, afirma o bispo do Porto.

D. Manuel Linda diz também que “é meritória a vontade do Governo em sanear as finanças públicas”, mas sublinha que há setores que não podem ser prejudicados, dando como exemplo o dos guardas prisionais.

“É um custo que a sociedade tem de suportar”, afirma o bispo do Porto, que diz que por causa da greve dos guardas prisionais não irá este Natal visitar qualquer prisão, por razões de segurança, a pedido da direção-geral dos serviços prisionais.

Enfermeiros não podem esquecer «a família»

Na entrevista, D. Manuel Linda afirma que se corre o risco de transformar a governação num ato “fundamentalmente voltado para a economia”, com os temas económico-financeiros a terem predominância sobre outros como “a família, a solidariedade e a partilha”.

LEIA MAIS: 28 anos depois, Macaulay Culkin volta a estar ‘Sozinho em Casa’

“O Estado tem, por intermédio do seu Governo, de ver até onde pode ir nesta capacitação de reduzir as despesas. Mas há despesas que logicamente têm de ser feitas”, acrescenta.

 

 

Impala Instagram


RELACIONADOS