Berlim desmente que embaixador em Moscovo tenha sido chamado ao MNE russo

O Governo alemão negou que o seu embaixador em Moscovo tenha sido convocado ao Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, na sequência da publicação de trocas de impressões confidenciais entre vários oficiais alemães sobre o fornecimento de armas à Ucrânia.

Berlim desmente que embaixador em Moscovo tenha sido chamado ao MNE russo

“O nosso embaixador teve uma reunião há muito planeada, hoje de manhã, no Ministério dos Negócios Estrangeiros russo”, disse à imprensa o porta-voz do mesmo departamento governamental alemão, Christian Wagner, quando questionado sobre se tinha ou não sido convocado.

Hoje, segundo as agências de notícias russas, o embaixador alemão em Moscovo, Alexander Graf Lambsdorff, foi convocado para se apresentar no ministério dos Negócios Estrangeiros russo, após uma conversa entre oficiais militares alemães sobre a entrega de armas à Ucrânia ter sido divulgada na Rússia.

Lambsdorff acabou por ir ao ministério e, no final, após uma hora de encontro, não fez quaisquer declarações aos jornalistas.

Kremlin reiterou a acusação sobre o “envolvimento direto do Ocidente” na Ucrânia, na sequência da divulgação das trocas de mensagens entre oficiais alemães sobre o fornecimento de armas à Ucrânia.

Uma gravação de áudio de uma reunião por videoconferência de oficiais militares alemães de alto escalão foi divulgada sexta-feira nas redes sociais da Rússia.

Nesse mesmo dia, a emissora estatal russa RT (antiga “Russia Today”) acabou por divulgar uma gravação áudio de 30 minutos dos oficias militares alemães.

Nesta conversa, os participantes discutem em particular a hipótese da entrega de mísseis de longo alcance ‘Taurus’ de fabricação alemã a Kiev.

Também hoje, o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov afirmou que as informações trocadas nas redes sociais, incluindo uma gravação, mostram “mais uma vez o envolvimento direto do Ocidente no conflito na Ucrânia”.

“A gravação [registo sonoro] mostra que, no seio do Bundeswehr [Forças Armadas da Alemanha] existem discussões pormenorizadas e concretas sobre planos a levar a cabo contra o território russo”, acrescentou.

No sábado, Berlim confirmou que a gravação era autêntica e que havia sido “intercetada”.

Neste mesmo dia, o chanceler alemão, Olaf Scholz, anunciou que a Alemanha está a conduzir uma investigação aprofundada sobre uma fuga de informação de oficiais que discutiram assuntos confidenciais relacionados com a guerra na Ucrânia.

“Trata-se de um assunto muito sério e é por isso que está a ser investigado com muito cuidado, muito minuciosamente e muito rapidamente”, afirmou Scholz durante uma visita a Roma.

O seu conteúdo é muito embaraçoso para a Alemanha porque Berlim recusa oficialmente entregar mísseis ‘Taurus’ a Kiev, argumentando um risco de escalada do conflito.

Em Moscovo, domingo, a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, Maria Zakharova, pediu publicamente à sua homóloga alemã, Annalena Baerbock, uma explicação para o conteúdo do áudio,

Por sua vez, o ministro da Defesa alemão, Boris Pistorius, acusou no domingo o Presidente russo, Vladimir Putin, de tentar “desestabilizar” o país com esta gravação.

 

JSD (CSR/PSP/SV) //APN

Lusa/Fim

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS