Sem explicação, bebés nascem sem braços em França. Governo vai abrir inquérito

O Governo francês vai promover um novo inquérito sobre casos de bebés sem braços nascidos no país nos últimos anos, considerando insuportável que os casos continuem sem explicação, anunciou a ministra da Saúde.

Sem explicação, bebés nascem sem braços em França. Governo vai abrir inquérito

Nos últimos anos, um número incomum de bebés tem nascido sem braços. Sem conseguir explicar este fenómeno, o Governo de França decidiu tomar medidas. A ministra Agnès Buzyn, em conjunto com a ministra da Transição Ecológica, decidiu relançar o inquérito para ter “olhares cruzados” de peritos médicos e da área ambiental.

LEIA MAIS: Vídeo mostra mãe a abandonar bebé em plena rua

“Não podemos ficar satisfeitos ao dizer que não encontrámos qualquer causa, é insuportável”, declarou a ministra da Saúde numa entrevista ao programa Grand Jury, da RTL — Le Figaro.

Na região de Ain foram registados entre 2009 e 2017 sete casos de bebés que nasceram sem braços, no Loire Atlantique houve três casos entre 2007 e 2008 e na Bretanha ocorreram quatro nascimentos entre 2011 e 2013.

Após uma primeira investigação, a agência de saúde pública francesa concluiu no início deste mês que o número de casos em Ain não era estatisticamente superior à média nacional.

Já em Loire Atlantique e na Bretanha haverá um excesso de casos, mas permanecem sem explicação.

Após uma primeira pesquisa, a agência de saúde France Public Health concluiu no início de outubro que o número de casos de Ain não era estatisticamente superior à média nacional. Pelo contrário, há, segundo a mesma entidade, um excesso de casos em Loire-Atlantique e na Bretanha, mas que permanecem sem explicações.

Segundo o Ministério da Saúde francês há no país entre 80 e 100 nascimentos por ano com malformações nos membros.

VEJA AINDA: Alerta | Bebé morre ao colocar carregador de telemóvel na boca

 

Impala Instagram


RELACIONADOS