Bactéria ‘legionella’ leva ao encerramento de pavilhão de escola em Loulé

A presença da bactéria ‘legionella’ levou ao encerramento dos balneários do pavilhão da Escola EB 2, 3 Engenheiro Duarte Pacheco, em Loulé, no Algarve, estando as instalações a ser desinfetadas antes de serem reabertas, foi hoje divulgado.

Bactéria 'legionella' leva ao encerramento de pavilhão de escola em Loulé

Num comunicado publicado nas redes sociais do Agrupamento de escolas Engenheiro Duarte Pacheco, o seu diretor esclarece que análises à água colhida nos balneários da escola realizadas em 13 de março detetaram a presença de ‘legionella pneumophila’ na rede do pavilhão, “existindo potencial risco para a saúde dos utilizadores”.

“[…] Procedemos, de imediato, ao encerramento dos balneários”, sublinha a nota, acrescentando que as instalações só serão reabertas “depois de efetuada a desinfeção da rede e obtida a respetiva autorização da parte das autoridades de saúde”, refere Carlos Fernandes.

Fonte da Câmara de Loulé disse à agência Lusa que a autarquia foi notificada da ocorrência na quinta-feira ao final do dia pela autoridade de saúde pública, tendo de imediato iniciado os trabalhos de desinfeção e mudança dos filtros na rede de água “de forma a garantir a segurança dos alunos e profissionais”.

As infeções por ‘legionella’ são causadas por uma bactéria e, na maioria das vezes, afetam os pulmões, causando pneumonia e sintomas semelhantes à gripe.

As pessoas infetadas podem ter febre, calafrios e dores musculares, e a respiração pode ser difícil e dolorosa.

FPB // MAD

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS