Atenção: Se lhe ligarem deste número…não atenda! Vai ser burlado!

Nas últimas semanas muitos têm sido os relatos de pessoas que dizem estar a receber chamadas internacionais que, não são mais do que um esquema de ciberfraude.

Atenção: Se lhe ligarem deste número...não atenda! Vai ser burlado!

O esquema tem início quando uma pessoa recebe uma ou várias chamadas internacionais, de um número desconhecido. Sendo mais específico, não são propriamente chamadas porque não há tempo para atender o telefone, são os chamados “toques”.

O autor das chamada liga e deixa tocar uma única vez, de modo a que quem está do outro lado não tenha tempo para atender. O objectivo aqui é que o número fique registado no ecrã do telemóvel para que, mais tarde, a chamada seja devolvida. Nesse momento – em que tenta devolver a chamada – fica automaticamente dentro da rede que faz estes ataques e, sem dar conta meteu-se num grande problema.

Meses mais tarde, quando já nem se lembrar da dita situação, começam a chegar-lhe contas telefónicas absurdas, com valores altíssimos. 

Polónia (+41), Tunísia (+216) e Mónaco (+377) são alguns dos países de origem deste esquema que tem afetado dezenas ou centenas de clientes de todas as operadoras em Portugal.

A DECO confirma conhecer o caso mas ainda não recebeu qualquer queixa de problemas associados com estas chamadas. Neste momento, o único conselho que se pode dar aos consumidores é ter cuidado com as chamadas efetuadas, sobretudo quando estão envolvidos indicativos internacionais.

 

Veja ainda:




Impala Instagram

Mais

RELACIONADOS