As fontes de energia e as nossas escolhas

Hoje em dia, é fundamental pesquisar e aprofundar os seus conhecimentos no tema da energia, pois escolher as fontes de energia e a empresa que vai fornecê-la tem impactos profundos e de longo prazo, não apenas nas nossas vidas, mas também na do planeta.

As fontes de energia e as nossas escolhas

A eletricidade e o gás que usamos nas nossas casas para fazer funcionar os nossos aparelhos elétricos apresentam diferentes origens e impactos ambientais. Neste artigo, vamos comentar as fontes e os tipos de energia existentes a fim de o ajudar a decidir qual empresa de eletricidade e gás contratar. Adicionalmente às informações que partilharemos, também pode recorrer a um comparador de eletricidade e gás.

Fontes e tipos de energia

Saber sobre as fontes e os tipos de energia é importante para avaliar o impacto ambiental que o leitor e os moradores da sua casa estão a gerar. A energia é obtida a partir da transformação de diversos recursos com distintas origens. A principal divisão que devemos fazer é entre as fontes de energia primárias renováveis e não renováveis.

As energias renováveis são:

  • energia solar: provém do recurso natural mais abundante do planeta (o sol) e apresenta grande eficiência elétrica

  • energia eólica: geração elétrica por meio da força do vento

  • energia hídrica ou hidroelétrica: gerada por turbinas instaladas nas barragens, movimentadas pela força das águas dos rios

  • energia maremotriz: provém da força das ondas e marés

  • energia geotérmica: gerada pelo calor do interior da Terra

  • biomassa e biogás: provém da queima de materiais orgânicos

  • hidrogénio: tecnologia em desenvolvimento, aproveita o hidrogénio presente na água para gerar energia

Estas fontes são renováveis porque são infinitas, não se esgotam, estão sempre disponíveis para utilização e produzem impacto ambiental mínimo.

Já as energias não renováveis ou convencionais são:

  • gás natural: fica retido em reservatórios subterrâneos

petróleo: usado para produzir eletricidade e como combustível de automóveis

carvão mineral: usado para a gerar calor

energia nuclear: aproveita a energia liberada pelos materiais radioativos para gerar calor

Estas fontes são não renováveis porque necessitam de recursos da natureza que são limitados, esgotáveis e não podem ser substituídos, como é o caso dos combustíveis fósseis. Este tipo de energia gera resíduos que são nocivos ao meio ambiente.

As nossas escolhas

A maior parte das empresas fornecedoras de energia disponibiliza energia não renovável, mas pouco a pouco têm vindo a promover uma transição energética e comercializando energia a partir de fontes renováveis, o que garante um consumo mais sustentável.

Com o aumento dos gases com efeito estufa e do aquecimento global, é cada vez mais urgente recorrer à energia verde – também conhecida como energia limpa – que provém de fontes renováveis, não polui e não deixa pegada de carbono (cálculo dos gases de efeito estufa gerados pelas atividades económicas e quotidianas das pessoas).

Algumas empresas oferecem energia verde, cujo preço não é superior ao da energia convencional, mas elas podem oferecer preços diferentes dependendo da potência contratada. Por isso, outra possibilidade é investir no auto-consumo, instalando painéis fotovoltaicos no telhado da sua residência.

A eficiência energética é outro ponto importante. Trata-se da capacidade que um aparelho elétrico ou eletrodoméstico tem de consumir os recursos à sua disposição na realização de determinada tarefa. Aliada à energia limpa, a eficiência energética ajuda o consumidor a economizar dinheiro e, ao mesmo tempo, ser responsável com o meio ambiente.

Hoje em dia, é fundamental pesquisar e aprofundar os seus conhecimentos neste tema, pois escolher as fontes de energia e a empresa que vai fornecê-la tem impactos profundos e de longo prazo, não apenas nas nossas vidas, mas também na do planeta.

Impala Instagram


RELACIONADOS