Arthur tem síndrome mielodisplásico e precisa de um dador 100% compatível

O dia da criança de Arthur não foi como o de outros meninos, foi passado no hospital a receber mais uma transfusão.

Arthur tem síndrome mielodisplásico e precisa de um dador 100% compatível

O pequeno Arthur, de apenas 7 anos, foi diagnosticado com síndrome mielodisplásico.

A única esperança da família é um transplante de medula bem sucedido, mas ainda não foi encontrado um dador 100% compatível que fosse viável. “O meu coração está de rastos, o medo é avassalador. Estou revoltada mas a esperança persiste. Acredito na equipa do IPO que nos acompanha”, diz a mãe, Dalila Reais.

O dia da criança de Arthur não foi como o de outros meninos, foi passado no hospital a receber mais uma transfusão.

Num apelo emocionante, a mãe agradece aos dadores de sangue mas pede que ” a todos os meus amigos/conhecidos e desconhecidos que possam que se registem para serem dadores de medula”.

“Ser dador é salvar uma vida e o processo de doação não é tão difícil nem assustador como possa parecer. Ser dador é um acto de bondade e pode salvar a vida do meu Arthur ou de outra pessoa que esteja nesta situação, e Deus sabe que eu não desejo a ninguém passar por esta situação. Se não puderem doar e quiserem ajudar por favor espalhem esta mensagem. O registo aqui na nossa zona está ser feito na associação de dadores de sangue do barlavento”, escreve a mãe, de Faro.

Segundo a Dr.ª Emília Cortesão, Hematologista Clínica do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, a síndromes mielodisplásica é uma doença hemato-oncológicas que se caracteriza pela presença de uma medula óssea geralmente hipercelular, mas a medula óssea não produz células sanguíneas normais em quantidade suficiente.

Como não se formam normalmente os vários elementos que constituem o sangue, quando se fazem análises, vemos que no hemograma que os valores dos glóbulos vermelhos, dos glóbulos brancos e das plaquetas podem estar diminuídos (citopenias como anemia, leucopenia e trombocitopenia, respectivamente). A incapacidade da medula óssea para produzir as células é um processo gradual. Poderá começar por atingir apenas uma série, por exemplo: inicialmente o doente pode ter apenas anemia, e posteriormente, apresentar também leucopenia e trombocitopenia.

Se quiser ajuda o pequeno Arthur e tornar-se dador, consulte este link. 

 Leia a a sua revista sem sair de casa

Vivemos tempos de exceção mas, mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador.

1 – Aceda a www.lojadasrevistas.pt

2 – Escolha a sua revista

3 – Clique em COMPRAR ou ASSINAR

4 – Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA

5 – Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento

6 – Pode pagar através de transferência bancária ou através de MB Way!

E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.

Impala Instagram


RELACIONADOS