Aquário Vasco da Gama classificado como Monumento de Interesse Público

O Aquário Vasco da Gama, localizado no Dafundo, concelho de Oeiras, foi classificado como Monumento de Interesse Público, segundo uma portaria publicada hoje em Diário da República.

Aquário Vasco da Gama classificado como Monumento de Interesse Público

Na portaria — assinada em 10 de novembro pela secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro –, a classificação do Aquário Vasco da Gama, incluindo o jardim, é justificada com o seu “interesse como testemunho notável de vivências e factos históricos”, a par do “seu valor estético, técnico e material” e da sua “conceção arquitetónica e urbanística”.

A importância para a investigação histórica e científica e para a memória coletiva também foi um fator para responder positivamente à proposta de classificação que foi apresentada pela Direção-Geral do Património Cultural.

O Aquário Vasco da Gama, situado junto ao rio Tejo, no distrito de Lisboa, é um dos aquários públicos mais antigos do mundo. Foi projetado no contexto das comemorações do IV Centenário da Descoberta do Caminho Marítimo para a Índia e inaugurado em 20 de maio de 1898, na presença do rei D. Carlos I.

O projeto de arquitetura e a construção ficaram a cargo da firma Vieillard&Touzet, sob a orientação técnica do engenheiro Albert Girard, naturalista e principal colaborador científico de Carlos I.

Em 1901, foi entregue à Marinha Portuguesa, para sua gestão.

Em 1940, em consequência da construção da avenida marginal Lisboa-Cascais, o edifício foi amputado em cerca de um terço da sua superfície, mas duas décadas depois iniciaram-se obras de ampliação e restauro.

O aquário está ligado ao início da divulgação da vida aquática em Portugal, tendo acolhido o legado da coleção do Museu Oceanográfico D. Carlos I, em 1935.

SBR // ROC

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS