Angola com seis novos casos de cancro todos os dias

Angola regista diariamente seis casos de cancro e só no primeiro semestre deste ano são já 115 o número de novos casos de cancro da mana, informaram hoje as autoridades, alertando que os números “tendem a crescer e são assustadores”.

Angola com seis novos casos de cancro todos os dias

Angola regista diariamente seis casos de cancro e só no primeiro semestre deste ano são já 115 o número de novos casos de cancro da mana, informaram hoje as autoridades, alertando que os números “tendem a crescer e são assustadores”.

Falando na cerimónia de lançamento do “Movimento Outubro Rosa 2017”, iniciativa da Liga Angolana Contra o Cancro (LACC), que visa alertar a sociedade sobre a prevenção e combate do cancro, Albertina Manaça, responsável pela área da prevenção do Instituto Angolano de Controlo do Cancro, admitiu que o cancro da mama está a atingir proporções preocupantes.

“Em 2016 tivemos cerca de 248 casos de cancro de mama e no primeiro semestre deste ano registamos já cerca de 115 casos então é para ver que a medida que o tempo vai passando os casos vão aumentando”, disse hoje Albertina Manaça.

A responsável apontou, por outro lado, “alguma melhoria na prevenção primária” da doença durante as visitas que os técnicos da LACC Vamos as ruas, aos mercados e temos notado alguma melhoria principalmente na prevenção primária”, apontou.

Em relação ao cancro da próstata, cujo campanha de sensibilização “Movimento Novembro Azul” deve ser lançada no próximo mês, Albertina Manaça deu a conhecer que “timidamente” registam-se, oficialmente, 100 casos por ano em todo país.

“Temos registado certa timidez dos homens para esse tipo de consulta, os números rondam os cerca de 100 casos por ano, números que não representam a dimensão do país”, explicou.

Quanto às ações do Instituto Angolano de Controlo do Cancro, a responsável sublinhou que o serviço tem sido desenvolvido de acordo “com as condições disponíveis”.

“Fazemos o que é possível e estamos a tratar as pacientes, com tratamento quando chega o paciente no instituto”, precisou.

Na mesma ocasião, o presidente da LACC, André Panzo, realçou apenas que os números do cancro no país – sem quantificar – são “assustadores”, tendo ainda sublinhado que muitas pessoas “desconhecem a existência da doença”. “Ocupamo-nos desta grande luta que é a prevenção primária, que consiste na consciencialização, informar a respeito da doença que para muitos ainda é um mito e um sonho, as estatísticas que existem claramente não condizem com aqueles os casos gerais do país”, observou.

Segundo André Panzo, até 28 de outubro, dia agendado para realização de uma marcha de solidariedade em prol da prevenção e combate do cancro, serão desenvolvidas pelo país um conjunto de atividades de sensibilização, nomeadamente palestras e feiras de saúde.

 

Impala Instagram


RELACIONADOS