Alice Cooper encontra original de Warhol desaparecido há 40 anos

O cantor Alice Cooper encontrou uma obra de Andy Warhol que pode valer milhões “enrolada num tubo”, no qual permaneceu esquecida durante mais de 40 anos.

Alice Cooper encontra original de Warhol desaparecido há 40 anos

O cantor Alice Cooper encontrou uma obra de Andy Warhol que pode valer milhões “enrolada num tubo”, no qual permaneceu esquecida durante mais de 40 anos.

O agente de Alice Cooper, Shep Gordon, explicou ao jornal britânico The Guardian que o exemplar vermelho de “Little Electric Chair” terá sido adquirido no início da década de 1970, pouco depois de Cooper se ter mudado para Nova Iorque com a namorada, Cindy Lang, e desenvolvido uma amizade com Warhol.

“Se bem me lembro, a Cindy pediu-me 2.500 dólares para comprar o quadro. Na altura, o Alice fazia dois álbuns por ano e andava em digressão o resto do tempo. Era uma época de rock’n’roll, nenhum de nós pensava em nada”, recordou Gordon, acrescentando que o cantor tinha sido internado por abuso de substâncias pouco depois.

O quadro terá ficado perdido entre o equipamento da digressão e só terá sido encontrado depois de Shep Gordon ter mencionado à negociadora de arte americana Ruth Bloom que Cooper tinha um exemplar de “Little Electric Chair”, e de esta o ter aconselhado a encontrá-lo.

A mãe do cantor lembrava-se de onde o exemplar tinha sido guardado, e Cooper e Gordon conseguiram encontrá-lo.

Como a Warhol Foundation for The Visual Arts se recusa a fazer autentificações desde 2011, depois de uma disputa com um colecionador, Shep Gordon levou a obra a Richard Polsky, perito em Warhol que publicou recentemente uma adenda ao catálogo de obras do autor e veio a confirmar que o quadro é genuíno.

“Tenho 100% de certeza”, disse o perito ao The Guardian, “Tem o aspeto certo e a história faz demasiado sentido”.

Alice Cooper não aparenta ter planos para vender a obra. Shep Gordon diz que o cantor terá, inicialmente, recusado expor o quadro em casa devido ao elevado valor, mas que está a reconsiderar.

O quadro “Little Electric Chair” faz parte da série “Morte e Desastre”, na qual eram repetidas imagens de desastres e acidentes de automóvel, de forma a ilustrar a indiferença causada pelos ‘media’. A imagem reproduzida é baseada numa fotografia de um jornal de 1953, que mostrava a cadeira elétrica da prisão de Sing Sing, onde o casal Ethel e Julius Rosenberg fora executado por espionagem.

O exemplar verde de “Little Electric Chair” vendido pela leiloeira Christie’s, em 2015, foi comprado por 11,6 milhões de dólares.

 

Impala Instagram


RELACIONADOS