Água com flúor a mais causa doença dentária em crianças em Cabo Verde

Um grupo de 72 crianças, alvo de um estudo na ilha da Brava, Cabo Verde, sofre de fluorose, doença causada pelo excesso de flúor na água e que pode comprometer a estrutura dentária, disse o autor da investigação.

Água com flúor a mais causa doença dentária em crianças em Cabo Verde

“No nosso estudo, na ilha Brava, descobrimos que a fluorose dentária afeta todas as crianças avaliadas, com uma prevalência surpreendente de 100%”, e metade são casos severos referiu Ednilson Delgado, mestre em saúde pública da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Cabo Verde. A água de nascente usada para abastecimento público na ilha apresenta níveis de flúor que atingem cerca de 6,5 miligramas por litro (mg/l), indicou o investigador, com base em análises.

O valor ultrapassa os limites estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela legislação cabo-verdiana, facto que tem sido discutido publicamente há vários anos, levando inclusivamente à instalação de máquinas de tratamento. O estudo agora divulgado avalia as consequências em crianças de 12 anos, idade considerada relevante, em termos médicos, para este tipo de estudo dentário.

A fluorose manifesta-se através de manchas visíveis nos dentes, podendo chegar ao ponto de corroer a estrutura dentária, deixando-a comprometida na idade adulta. Ednilson Delgado referiu que se trata de “um problema de saúde pública”, com “implicações profundas” na autoestima das crianças, na sua capacidade de mastigação e na interação. A título de exemplo, apontou que algumas sentem-se inseguras ao sorrir ou têm dificuldades para comer.

“Para além dos problemas dentários, a exposição exagerada ao flúor pode ter repercussões nos ossos, originando fluorose esquelética que os deixa mais propensos a fraturas. Pode igualmente afetar a tiroide e os rins, comprometendo as suas funções vitais”, concluiu, indicando a importância de vigiar a exposição ao flúor na Brava. Cerca de 5.500 pessoas vivem na ilha, situada a sul do arquipélago.

Impala Instagram


RELACIONADOS