“A Rapariga de Olhos Grandes e o Rapaz de Pernas Compridas” vence quatro Prémios Curtas

A curta-metragem “A Rapariga de Olhos Grandes e o Rapaz de Pernas Compridas”, de Maria Hespanhol, foi a grande vencedora da segunda edição dos Prémios Curtas, conquistando quatro galardões

Na cerimónia de entrega, no sábado à noite, no Cinema Turim, em Lisboa, “A Rapariga de Olhos Grandes e o Rapaz de Pernas Compridas” ganhou os prémios de melhor curta de animação, melhor argumento, melhor banda sonora e melhor direção artística

“A Febre de Maria João”, “Ana Morphose”, “Maria José Maria” e “Natureza Humana” foram outras das curtas vencedoras, tendo cada uma arrecadado dois Prémios Curtas.

“Natureza Humana”, de Mónica Lima, venceu os galardões de melhor realização e melhor fotografia, de Faraz Fesharaki.

Os Prémios Curtas distinguiram “A Febre de Maria João”, de Afonso e Bernardo Rapazote, pelo desempenho de António Mortágua como melhor ator secundário, e de Patrícia Dória e Inês Peres, pelo melhor guarda-roupa.

“Ana Morphose” de João Rodrigues levou para casa os prémios de melhor som/efeitos sonoros, a cargo de Pedro Marinho, Bernardo Bento e Vasco Carvalho, e melhores efeitos visuais, para João Rodrigues, Sandra Neves e Carlos Amaral.

“Maria José Maria” de Chico Noras, conquistou os galardões de melhor montagem, para Vera Lúcia Rita, e de melhor caracterização, para Olga José.

“Monte Clérigo” de Luís Campos foi escolhida como a melhor curta de ficção, enquanto “Défilement” de Francisca Miranda foi a melhor curta documental.

Os Prémios Curtas são atribuídos em parceria com a plataforma de ‘streaming’ Filmin.

Os Prémios Curtas foram criados em 2023 para reconhecer o cinema português em curta-metragem e, na altura, o organizador André Marques explicou à agência Lusa que são generalistas e transversais a géneros cinematográficos, abertos tanto a filmes já premiados como a outros saídos de contexto escolar.

O júri da segunda edição contou com Edgar Morais, Inês Moreira Santos, André Pereira, Bruno Bizarro, Hugo Azevedo, Hugo Gomes, Bernardo Freire, Carolina Serranito, Teresa Vieira, Bruno Gascon, Inês Sá Frias e Filipa Amaro.

VQ (MAG/SS) // VQ

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS