12 dicas para poupar combustível

Existem várias formas de poupar combustível e impedir que o seu carro consuma demasiado. Confira algumas dicas que podem ajudá-lo.

12 dicas para poupar combustível

Os motoristas de matérias perigosas cumprem hoje o primeiro dia de uma greve marcada por tempo indeterminado e com o objetivo de reivindicar junto da associação patronal ANTRAM o cumprimento do acordo assinado em maio, que prevê uma progressão salarial. A greve foi convocada pelo Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) e pelo Sindicato Independente dos Motoristas de Mercadorias (SIMM), tendo-se também associado à paralisação o Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários e Urbanos do Norte (STRUN).

O Governo decretou serviços mínimos entre 50% e 100%, declarou crise energética e racionou o combustível, de maneira a diminuir o impacto da greve no país. Contudo, é importante poupar no gasto de combustível e impedir que o carro consuma demasiado. Confira algumas dicas.

LEIA DEPOIS
Espanha já beneficia com a greve dos motoristas em Portugal

Antecipar este tipo de situações

Para se precaver, deve estar com os olhos bem abertos durante a condução de forma a prever todos os imprevistos que possam acontecer durante a sua condução. Deve também planear a chegada a cruzamentos de forma a que não seja necessário recorrer tantas vezes ao travão. Utilizar as descidas para ganhar velocidade e desacelerar assim que sabemos que vamos ter de parar ou abrandar, como em portagens ou saída da autoestrada.

Verificar a pressão dos pneus

A verificação dos pneus é uma das grandes falhas dos automobilistas. São raras as vezes que alguém se dá ao trabalho de verificar a pressão levando a um maior consumo de combustível. Conduzir com os pneus abaixo da pressão indicada pelo fabricante leva a um maior consumo de combustível diminuindo a prestação do automóvel.

Regime ideal

A utilização da caixa de velocidades e do conta rotações como aliado é uma das grandes dicas para quem quer poupar combustível. Nos carros a gasolina, a faixa ideal de utilização situa-se entre as 2500 rpm e as 3500 rpm, enquanto nos Diesel esta faixa está entre as 2000 rpm e as 3000 rpm.

Evitar percursos pequenos

Se for possível, não utilize o seu automóvel se for fazer um percurso mais curto. Em trajetos muito curtos, o motor e o catalisador não têm tempo de aquecer até à temperatura ideal de funcionamento. O óleo do motor por exemplo está mais frio e com uma maior viscosidade, aumentando assim o atrito das peças internas. Desta forma o esforço que o motor tem que fazer é maior. Já o catalisador não é tão eficiente enquanto está frio.

Relação de caixa correta

A correta utilização da caixa de velocidades é um dos aspetos que mais influencia o consumo de combustível. É necessário conhecer os sons do próprio automóvel para perceber quando se deve mudar a velocidade. Os carros mais recentes já indicam qual a melhor altura para fazer esta alteração levando a que se possa poupar entre 1,5 a 3 litros por cada 100 quilómetros.

Poupar o acelerador

Se é daquelas pessoas que tem o pé pesado devia começar a controlar as suas sensações. Quanto menores forem as cargas no acelerador, menor será o consumo instantâneo de combustível.

Peso desnecessário

Carros pesados levam a um maior consumo de combustível. Se tem coisas das quais não precisa dentro do porta-bagagens toca a retirar tudo para fora antes de iniciar viagem.

Manutenção

O alinhamento da direção, a verificação do nível do óleo ou o estado do filtro do ar são pontos que devem ser verificados com frequência uma vez que todos eles influenciam o consumo de combustível.

Vidros e climatização

Circular com os vidros abertos, principalmente em autoestrada, é algo que faz com que aumente o consumo de combustível. Ainda assim, se conduzir com os vidros abertos e a climatização ligada o consumo é ainda maior.

Start/Stop

Há quem considere que o sistema de start/stop danifica o automóvel, mas está enganado. Este novo recurso faz com que, em cidade, o ajude a poupar combustível.

Trocos nunca são demais

Embora em autoestrada o limite máximo seja 120 km/hora, reduzir a velocidade em 10km/hora ajuda a poupar uns quantos euros na sua carteira.

Atenção ao mito

Circular com o carro em ponto morto, em descidas, não consome menos combustível, é um mito. Apenas quando se reduz na caixa de velocidades é que se pode cortar a injeção de combustível.

LEIA MAIS

Previsão do tempo para terça-feira, 13 de agosto

 

 

 

Impala Instagram


RELACIONADOS