Acompanhe em direto a erupção do vulcão nas Canárias [vídeo]

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, entrou em erupção no domingo, tem duas fissuras e oito bocas ativas a emitir lava. Já atingiu várias casas na ilha e a Proteção Civil já retirou da zona 5 mil pessoas.

Acompanhe em direto a erupção do vulcão nas Canárias [vídeo]

Vulcão nas Canárias já atingiu casas em La Palma. Proteção Civil já retirou da zona 5 mil pessoas, mas estimam que até dez mil pessoas possam vir a ter de ser retiradas das suas casas nas localidades que estão neste momento no caminho da lava.

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, entrou em erupção no domingo, perto das 15h, depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região. O vulcão tem duas fissuras e oito bocas ativas a emitir lava, mas não há para já registo de vítimas mortais.

O Governo português já se disponibilizou para fornecer apoio.

Acompanhe em direto imagens do vulcão, a partir do miradouro “Roque de los Muchachos”.

De acordo com o Instituto Vulcanológico das Canárias (Involcan), o fluxo de lava continua a descer as encostas do vulcão a uma velocidade de 700 metros por hora, com temperaturas de 1.075 graus Celsius.

Mesmo nos municípios mais distantes, as autoridades recomendam à população que feche todas as janelas, persianas e portas para o exterior. Os habitantes destas localidades devem desligar o abastecimento de água, gás e eletricidade e procurar os pontos de encontro estabelecidos pelas autoridades.

Várias estradas foram cortadas ao trânsito por precaução. O presidente das Canárias, Ángel Víctor Torres, disse no domingo, em conferência de imprensa às 22h30, que os danos desta erupção “vão ser danos materiais”.

“Tudo indica que não haverá novos pontos de erupção. Poderá haver alguma nova fissura, mas garantimos a segurança dos cidadãos”, afirmou o responsável, indicando ainda que deverão libertar-se entre 17 a 20 milhões metros cúbicos de lava.

 

Impala Instagram


RELACIONADOS