Mundial 2018: Nuno Gomes dá as boas vindas a Kaliningrado

O ex-internacional português esteve na Rússia para um jogo de antigas estrelas do futebol e conheceu um estádio com uma história muito particular.

O campeonato do mundo de futebol está mesmo aí à porta e, aos poucos, o público vai chegando. Nuno Gomes, antigo avançado da seleção nacional e agora embaixador da UEFA, marcou presença num evento da FIFA, em Kaliningrado, na Rússia.

Aí, ao lado de outras lendas do desporto-rei como Pascal Zuberbuhler, Niko Kranjcar, Wes Brown, Cafu e Kanu, alinhou num jogo de antigas glórias diante das lendas do país anfitrião deste Mundial. Nuno Gomes ainda parece estar de pé quente. Marcou dois golos numa peladinha que acabou 6-4 a favor da sua equipa.

Antes dessa partida descontraída, Nuno Gomes e as outras estrelas conheceram por dentro o estádio de Kaliningrado, recinto que se encontra fora da fronteira «natural» russa

Kaliningrado, antigo território da Alemanha na II Guerra Mundial e posteriormente anexada pela União Soviética, situa-se entre as fronteiras da Polónia (o estádio está a apenas 45km desse país), da Lituânia e ainda se localiza nas margens do mar Báltico. Muitos que já marcaram lugar no Mundial neste estádio decidem ficar alojados fora do território russo, mas para lá entrar pode demorar horas devido ao protocolo de segurança realizado na fronteira.

Automóveis, pertences, documentos e os próprios indivíduos são altamente revistados «de cima a baixo» por agentes das autoridades e equipas cinotécnicas mais do que uma vez. A solução passa por ir de avião.

O estádio, de nome Arena Báltica, tem capacidade para 35 mil espectadores, mas irá perder 10 mil lugares por ser bem acima das necessidades de FC Baltika, clube que se encontra no segundo escalão do futebol russo.

Este estádio, avaliado em 265 milhões de euros, foi o último a iniciar as obras de construção, tendo sido concluído em setembro de 2015. A empresa responsável pelo design da construção chegou falir em 2014. Agora, é um dos estádios com o maior sistema de segurança do mundo.

A Arena Báltica vai receber um jogo entre Marrocos e Espanha (dia 25 de junho às 18h), inseridos no grupo B, onde está também a Seleção Nacional.

Outros jogos que vão acontecer neste estádio de Kaliningrado:

16 jun, Croácia – Nigéria (Grupo D), 19:00

22 jun, Sérvia – Suíça (Grupo E), 18:00

28 jun, Inglaterra – Bélgica (Grupo G), 18:00.

 

LEIA MAIS: Mundial2018: Treinos prosseguem com visita do primeiro-ministro

Siga a Impala no Instagram

Impala Instagram


RELACIONADOS