Whey protein: 7 ideias erradas em que tem de deixar de acreditar

Whey protein é uma das mais populares proteínas entre os amantes do desporto e de um estilo de vida saudável. Ainda assim, existem muitas ideias erradas em que todos acreditam.

Whey protein: 7 ideias erradas em que tem de deixar de acreditar

Entre os amantes do desporto e da vida saudável muitas conversas acabam por ir dar à whey protein. Afinal, este suplemento feito à base do soro do leite é dos mais populares e está associado ao ganho muscular. Por outro lado, existe uma boa dose de controvérsia. No sentido em que é frequentemente relacionado a diversos problemas de saúde. O que faz com que muitas pessoas acabem por ficar baralhadas em relação ao que ouvem. Assim, e à boleia do El Hombre, revelamos tudo aquilo que necessita de saber sobre a whey protein.

Leis depois
Nem imagina as maravilhas que o chá verde pode fazer pelo seu treino

1 – Engorda e atrapalha aqueles que querem emagrecer
É uma das ideias mais populares e está errada. Esta proteína está associada à promoção de saciedade e ao controlo do apetite. O que faz com que seja uma boa ajuda contra o excesso de peso. Funciona melhor quando combinado com uma alimentação saudável e prática de exercício físico.

2 – Proteína proibida para quem tem dietas restritivas
Muitos acreditam que esta proteína é proibida para pessoas com restrições alimentares como a intolerância à lactose ou aqueles que têm dietas vegetarianas. Mas isto é, em parte, errado. Pois existem opções que se adequam a todas as pessoas, em especial às intolerantes à lactose. Só não é recomendado para veganos. Que devem escolher opções à base de plantas.

Uma das ideias mais populares é que a whey protein engorda

3 – Substitui a necessidade de proteínas na dieta
É errado pensar que esta proteína ocupa o lugar de todas as fontes de proteína no plano alimentar. Até porque a dieta deve ser equilibrada, variada e rica em diversas fontes de proteínas e nutrientes.

4 – Leva à perda óssea
Muitos acreditam que as proteínas levam à acidez do sangue, o que se traduz em desmineralização óssea. Só que estudos mostram que o consumo de proteínas não tem um efeito negativo relevante na saúde óssea. Aliás, um consumo adequado de certas proteínas pode mesmo levar ao aumento da densidade óssea.

Muitos acreditam que o consumo de whey protein leva à perda óssea e origina problemas renais

5 – Consumo de whey protein provoca problemas renais
É uma ideia associada ao facto de que uma ingestão abusiva de proteínas possa levar a uma sobrecarga dos órgãos responsáveis pela filtragem do sangue. Ainda assim, diversos estudos revelam que o consumo moderado, por parte de pessoas saudáveis, não está associado a problemas renais. Já pessoas com histórico de problemas renais devem consultar o seu médico antes da toma.

6 – Todas as proteínas de soro do leite são iguais
Nem todas as whey protein são iguais. Até porque existem em modo concentrado, isolado e hidrolisado. A qualidade do produto também pode mudar consoante as marcas. Pesquise o que mais precisa e escolha algo em que confia.

7 – Só serve para atletas e fisioculturistas
É muito comum entre atletas e fisioculturistas, ainda assim os benefícios são para todos. Até como é o caso de idosos que tentam manter a massa muscular com o avançar dos anos. O segredo é adaptar o consumo às necessidades de cada um.

Junte-se a nós no Facebook

Texto: Bruno Seruca
Fotos: Shutterstock

Impala Instagram

Mais

RELACIONADOS