Há um tratamento capaz de melhorar a memória a curto prazo

São muito comuns os problemas que afetam a memória.

Há um tratamento capaz de melhorar a memória a curto prazo

Há um tratamento capaz de melhorar a memória a curto prazo

São muito comuns os problemas que afetam a memória.

São muito comuns os problemas que afetam a memória. Contudo, já é possível que exista um tratamento capaz de melhorar este problema. Segundo uma nova investigação, é feito com recurso a lasers, mas não é invasivo. Os resultados da experiência, realizada por uma equipa que inclui cientistas da Universidade de Birmingham e da Universidade Normal de Pequim, foram publicados na revista científica Science Advances.

Participantes conseguiram melhorar em até 25% a sua memória

De acordo com a revista científica, este tratamento chamado fotobiomodulação transcraniana (tPBM), é aplicado no córtex pré-frontal direito, uma área do cérebro importante para a memória a curto prazo. Segundo os dados divulgados, os participantes do estudo conseguiram melhorar, em até 25%, a sua memória, após alguns minutos de tratamento.

Os cientistas também foram capazes de acompanhar as mudanças na atividade cerebral com recurso à eletroencefalografia. As experiências foram realizadas com 90 pessoas, todas voluntárias, entre as quais estavam homens e mulheres, com idades entre os 18 e os 25 anos. Segundo o coautor do estudo, Dongwei Li, as “pessoas com condições como défice de atenção, hiperatividade ou outras condições relacionadas à atenção podem beneficiar deste tipo de tratamento, que é seguro, simples e não invasivo, sem efeitos colaterais”.

Para ler depois
Medicamento para Alzheimer reduz em 27% declínio cognitivo
Um ensaio clínico confirmou a eficácia de um medicamento que reduz em 27% o declínio cognitivo em pessoas com Alzheimer, mas também apontou efeitos adversos e a necessidade de estudos mais prolongados (…continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS